O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p431

Palabras clave:

Ideário republicano. Civismo. Escola pública. Revista A Escola.

Resumen

A pesquisa objetivou compreender como o ideário cívico republicano foi difundido na escola pública paranaense. Para o estudo, de cunho documental, foram consultadas duas edições de 1921 da Revista A Escola, do Grêmio dos Professores Públicos do Paraná, disponíveis na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital. O estudo apoiou-se nos conceitos de cultura escolar de Dominique Julia e inculcação cultural de Bourdieu e Passeron. Considerou-se, a partir da análise documental realizada, que a referida Revista utilizou-se do papel do professor primário como meio de divulgação e legitimação de ideias republicanas, almejando formar um cidadão obediente, defensor da pátria, trabalhador e pacífico.

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Biografía del autor/a

Ariele Aline Teixeira Ortiz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora da Rede Municipal.

Gisele Ferraz, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Maria Julieta Weber Cordova, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Citas

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Publicado

2020-12-13

Cómo citar

Ortiz, A. A. T., Ferraz, G., & Cordova, M. J. W. (2020). O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola. História & Ensino, 26(2), 431–448. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p431

Número

Sección

História da Educação