O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p431Palabras clave:
Ideário republicano. Civismo. Escola pública. Revista A Escola.Resumen
A pesquisa objetivou compreender como o ideário cívico republicano foi difundido na escola pública paranaense. Para o estudo, de cunho documental, foram consultadas duas edições de 1921 da Revista A Escola, do Grêmio dos Professores Públicos do Paraná, disponíveis na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital. O estudo apoiou-se nos conceitos de cultura escolar de Dominique Julia e inculcação cultural de Bourdieu e Passeron. Considerou-se, a partir da análise documental realizada, que a referida Revista utilizou-se do papel do professor primário como meio de divulgação e legitimação de ideias republicanas, almejando formar um cidadão obediente, defensor da pátria, trabalhador e pacífico.Descargas
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Publicado
2020-12-13
Cómo citar
Ortiz, A. A. T., Ferraz, G., & Cordova, M. J. W. (2020). O ideal cívico republicano na escola pública paranaense na revista A Escola. História & Ensino, 26(2), 431–448. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p431
Número
Sección
História da Educação
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