Considerações sobre a história das Áfricas no estágio supervisionado de História (2000-2006, UDESC)

Autores/as

  • Maíra Pires Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p139

Palabras clave:

História Africana e Afro Brasileira, Representação, Racismo, Lei 10.639/03.

Resumen

Este artigo investiga as representações sobre a História das Áfricas, expressas pelos estudantes de Graduação em História da UDESC, na condição de estagiários na Educação Básica, nos Relatórios Finais da disciplina de Estágio Supervisionado dos anos 2000 a 2006. Dessa maneira, buscarei entender quais os sentidos e significados do ensino desta temática para os estagiários. Como aporte teórico usarei, principalmente, autores como Fanon, Quijano e Mbembe, para pensar a colonialidade e o racismo na atualidade, e Hall, para mobilizar o conceito de representação. Este artigo é um recorte de uma dissertação em desenvolvimento na UDESC, que perceberá as rupturas, nestes relatórios, antes e depois da aprovação da Lei 10.639/03, estabelecendo relações entre as apropriações dos estagiários, e o que é compreendido pelos estudantes das escolas que são campo de estágio.

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Biografía del autor/a

Maíra Pires Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

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Publicado

2017-10-31

Cómo citar

Pires Andrade, M. (2017). Considerações sobre a história das Áfricas no estágio supervisionado de História (2000-2006, UDESC). História & Ensino, 23(1), 139–158. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p139

Número

Sección

Artigos