Iconografia Pictórica Histórica e seu diálogo com o Ensino de História

Autores/as

  • Jucilmara Luiza Loos Vieira Universidade Federal do Paraná-UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p71

Palabras clave:

Educação Histórica, Iconografia Pictórica, Fonte Histórica

Resumen

Este artigo teve por meta mostrar a produção acadêmica na área do ensino de história, tendo como fundamento a relação entre a Iconografia Pictórica Histórica e o ensino da história. A finalidade principal foi verificar a possibilidade do diálogo entre essa produção, considerada como expressão de uma cultura histórica de uma sociedade e o processo de ensino e aprendizagem da história. O artigo foi organizado da seguinte forma: foram apresentadas algumas perspectivas teóricas e metodológicas orientadoras para identificação da produção e seu diálogo com o ensino de história. Apresentou-se uma contextualização com a intenção de explicar o significado de Iconografia Pictórica Histórica e como ela é a expressão da cultura histórica de uma sociedade. Definiu-se o termo cultura histórica e como a Iconografia Pictórica Histórica enquanto expressão da cultura histórica, tem relação com a formação da consciência histórica e, portanto, com o ensino e aprendizagem da história. Apresentou-se uma definição para Iconografia Pictórica Histórica e o termo cultura histórica foi explorado juntamente com os elementos que o compõe, sendo realizado um estudo sobre a consciência histórica e a aprendizagem histórica

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Biografía del autor/a

Jucilmara Luiza Loos Vieira, Universidade Federal do Paraná-UFPR

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Professora da Rede Estadual de Educação do Paraná-SEED.

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Publicado

2017-10-31

Cómo citar

Vieira, J. L. L. (2017). Iconografia Pictórica Histórica e seu diálogo com o Ensino de História. História & Ensino, 23(1), 71–96. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2017v23n1p71

Número

Sección

Artigos