Aprendizagem histórica e cultura histórica: Contributos para investigações sobre o lugar da intersubjetividade na formação histórica.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p247

Palabras clave:

Aprendizagem histórica, Cultura histórica, Intersubjetividade

Resumen

No presente texto, a proposta é analisar os conceitos de cultura histórica, consciência histórica e sua complexa relação quando pensando a aprendizagem histórica, além de apontar suas contribuições para investigações que busquem entender o envolvimento do sujeito aprendiz com artefatos culturais portadores de discurso histórico. Tais reflexões são pautadas no âmbito das pesquisas sobre ensino e aprendizagem da história a partir dos estudos da Educação Histórica sob a conceptualização da aprendizagem histórica extraídas do filosofo da história Jörn Rüsen. Neste sentido, a partir das contribuições sobre a intersubjetividade e verdade trazida por Marcelo Fronza e da problematização do lugar do sentimento e da razão conforme Bodo V. Borries, a didática da história alemã surge como campo de investigação que possibilita profícuos debates na problematização do envolvimento sujeito, artefatos culturais e conhecimento histórico no entrelaço entre consciência histórica e cultura histórica.

 

Biografía del autor/a

Rafael Reinaldo Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestrando em História pela Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Freitas, R. R. (2016). Aprendizagem histórica e cultura histórica: Contributos para investigações sobre o lugar da intersubjetividade na formação histórica. História & Ensino, 22(2), 247–262. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p247

Número

Sección

Artigos