A polêmica História Nova do Brasil: um projeto de vanguarda derrotado politicamente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p127

Palabras clave:

História Nova do Brasil, Livro didático, Ensino de História, Ditadura Militar

Resumen

Este artigo investiga a coleção de livros didáticos destinados ao ensino secundário brasileiro História Nova do Brasil – publicada em março de 1964 pela Campanha de Assistência ao Estudante (Cases). A coleção foi concebida no seio acadêmico da Universidade Nacional de Filosofia do Brasil (FNFi), peculiarmente pelos alunos responsáveis pela edição do Boletim de História (BH) sob a orientação de Nelson Werneck Sodré, e envolveu diretamente as atividades do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). A obra criticava a historiografia tradicional apresentada nos manuais escolares utilizados no Brasil e objetivava uma inovação no seu conteúdo. Exaltava a necessidade de reformas sociais principalmente educacional enquadrando-se no prospecto político que o País vivenciava durante o governo João Goulart; possuía uma dimensão política e foi objeto de luta. Com a instauração do regime militar, os volumes da História Nova foram queimados e proibidos e seus autores, alvos de perseguição. 

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Biografía del autor/a

Vanessa Clemente Cardoso, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda pela Universidade Federal de Goiás. 

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Publicado

2016-08-04

Cómo citar

Cardoso, V. C. (2016). A polêmica História Nova do Brasil: um projeto de vanguarda derrotado politicamente. História & Ensino, 22(1), 127–154. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p127

Número

Sección

Artigos