Graduação em história no extremo norte do Brasil: desafios e possibilidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p281

Palabras clave:

prática de ensino de História – ensino superior – graduação em História

Resumen

O presente artigo pretende abordar as experiências iniciais do processo de expansão da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) no município de Oiapoque, extremo norte do país, no que diz respeito à implantação do curso de graduação em História. Por se tratar de um curso de graduação voltado à formação de professores, nossas reflexões serão norteadas pelos seguintes questionamentos: o que significa ser professor de história no extremo norte do país? que práticas de ensino de História no ensino superior podem promover uma ação educativa para o ser humano que se constitui numa circunstância de pobreza e marginalização? A fim de fundamentar as reflexões propostas, o texto foi construído de forma a apresentar a trajetória histórica do município de Oiapoque/AP; destacar os atuais desafios para o desenvolvimento qualitativo do lugar; e indicar, a partir da realidade social do município, que tipo de ensino de História perseguimos.

 

Biografía del autor/a

José Petrúcio Farias Júnior, Universidade Federal do Amapá

Doutor em História pela UNESP/Franca. Professor da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Ana Cristina Rocha Silva, Universidade Federal do Amapá

Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

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Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Farias Júnior, J. P., & Silva, A. C. R. (2016). Graduação em história no extremo norte do Brasil: desafios e possibilidades. História & Ensino, 22(2), 281–296. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n2p281

Número

Sección

História da Educação