Bertrand Russell e a cura dos provincialismos por meio do ensino da história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p177

Palabras clave:

Bertrand Russell, História, Provincialismo, Nacionalismo

Resumen

O propósito deste artigo consiste em oferecer ao historiador e também ao professor de história elementos que orientaram a perspectiva de Bertrand Russell, matemático e filósofo reconhecido no século XX, sobre estas áreas de estudos. Assim, no cerne do debate está a “cura dos provincialismos” – expressão muito utilizada por Russell – que o ensino da história pode proporcionar aos educandos. Para isto, há também a elucidação de um possível diálogo entre Russell e Freire no que tange aos receios freireanos com o fatalismo que corrompe o senso histórico dos homens, tornando-os deterministas e implicando, mais gravemente, a redução do futuro ao presente.

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Biografía del autor/a

Júlio César Augusto do Valle, Universidade de São Paulo

Mestre pela Faculdade de Educação da USP. Professor de matemática no Colégio Magistra.

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Publicado

2016-08-04

Cómo citar

Valle, J. C. A. do. (2016). Bertrand Russell e a cura dos provincialismos por meio do ensino da história. História & Ensino, 22(1), 177–200. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p177

Número

Sección

Fundamentos da Educação