Educação patrimonial e ensino de história na Ilha do Mel
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p253Palabras clave:
Consciência Histórica, Narrativa Histórica, Aula Oficina.Resumen
A proposta deste artigo é apresentar experiências de educação patrimonial na Ilha do Mel – Paranaguá/PR desenvolvidas com alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Lucy Requião de Mello e Silva. Neste contexto, a educação histórica surge como referencial teórico e metodológico que orienta tais investigações e possibilita a utilização do patrimônio como fonte primária para as aulas de História. Partindo das preposições de Jörn Rüsen (2001), Jacques Lee Goff (2009), Peter Lee (2003) e Isabel Barca (2004) este trabalho busca investigar a relação que a educação patrimonial tem com a educação histórica e apresentar as experiências da pesquisa empírica. Tal investigação revela que o patrimônio, quando enquadrado na perspectiva da educação histórica, contribui para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos.
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