Educação patrimonial e ensino de história na Ilha do Mel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p253

Palabras clave:

Consciência Histórica, Narrativa Histórica, Aula Oficina.

Resumen

A proposta deste artigo é apresentar experiências de educação patrimonial na Ilha do Mel – Paranaguá/PR desenvolvidas com alunos do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Lucy Requião de Mello e Silva. Neste contexto, a educação histórica surge como referencial teórico e metodológico que orienta tais investigações e possibilita a utilização do patrimônio como fonte primária para as aulas de História. Partindo das preposições de Jörn Rüsen (2001), Jacques Lee Goff (2009), Peter Lee (2003) e Isabel Barca (2004) este trabalho busca investigar a relação que a educação patrimonial tem com a educação histórica e apresentar as experiências da pesquisa empírica. Tal investigação revela que o patrimônio, quando enquadrado na perspectiva da educação histórica, contribui para o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos.

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Biografía del autor/a

Evandro Cardoso do Nascimento, Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Mestrando em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Professor Auxiliar do curso de História da Universidade Estadual do Paraná,

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Publicado

2015-03-02

Cómo citar

Nascimento, E. C. do. (2015). Educação patrimonial e ensino de história na Ilha do Mel. História & Ensino, 21(1), 253–269. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p253

Número

Sección

Artigos