Alunos da educação de jovens e adultos (EJA) e a história: entre significados e representações

Autores/as

  • Wilian Bonete Faculdades do Centro do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p261

Palabras clave:

Ensino de História, Didática da História, EJA, Consciência Histórica.

Resumen

Pautado nos pressupostos da Didática da História e na concepção de consciência histórica elaborada por Jörn Rüsen e Agnes Heller, o presente artigo procura refletir sobre os significados e as representações da História a partir da visão de um grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Guarapuava, PR. Ao final, os resultados indicam que para os alunos jovens e adultos a História é uma disciplina escolar que deve ser valorizada, sendo essa valorização apoiada no princípio de que o ensino de História potencializa a compreensão do mundo e suas transformações e também contribui para a orientação das ações humanas na sociedade.

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Biografía del autor/a

Wilian Bonete, Faculdades do Centro do Paraná

Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Londrina. Professor das Faculdades do Centro do Paraná

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Publicado

2013-09-26

Cómo citar

Bonete, W. (2013). Alunos da educação de jovens e adultos (EJA) e a história: entre significados e representações. História & Ensino, 19(2), 261–284. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p261

Número

Sección

GT Ensino de História e Educação (ANPUH - PR)