Elementos para a construção do currículo de história

Autores/as

  • Nicholas Davies Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1996v2n0p23

Palabras clave:

Currículo de história, Ensino de história, Interdisciplinaridade, Desenvolvimento da inteligência.

Resumen

Pretendo trabalhar as seguintes questões: 1. Limites e possibilidades do currículo de História dentro da sociedade capitalista; 2. O currículo não deve ser visto apenas como listagem de conteúdos; 3. A articulação dos objetivos gerais e específicos do ensino de História com a seleção dos conteúdos; 4. A teoria da História subjacente à seleção dos conteúdos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nicholas Davies, Universidade Federal Fluminense

Professor da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense

Citas

BASSO, l. S. As Concepções de História como Mediadoras da Prática Pedagógica do Professor de História. Didática, São Paulo, 25, p. 1-10,1989.

BRAUDEL, F. Escritos sobre a História. São Paulo: Perspectiva, 1978.

CARDOSO, C. F.; BRIGNOLl, H. P. Os Métodos da História. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

CHESNEAUX, J. Hacemos tabla rasa dei pasado?. Cidade do México: Sigla XXI Editores, 1990.

DOSSE, F. A História em Migalhas - Dos Annales à Nova História. São Paulo: Ensaio, 1992.

KOSIK, K. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

MASSERA, E.J. Ideologia e currículo: o método indutivo no ensino de História. Estudo de caso de Diretrizes Curriculares para Estudos Sociais. História Ensino & Pesquisa, Porto Alegre, n. 3, 1986.

PLEKHANOV, G. A Concepção Materialista da História. 68 . edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

Publicado

1996-08-02

Cómo citar

Davies, N. (1996). Elementos para a construção do currículo de história. História & Ensino, 2, 23–33. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1996v2n0p23

Número

Sección

Artigos