ANPUH: contribuições e limites nas definições sobre o ensino de história

Autores/as

  • Margarida Maria Dias de Oliveira Professora do UNIPÊ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p243

Palabras clave:

ANPUH, Avaliação, Profissional da história.

Resumen

O texto analisa a participação da Associação Nacional de História - ANPUH, no Diagnóstico e Avaliação dos Cursos de História no Brasil (1981-1986) e as contribuições para a discussão sobre o profissional de História que se deseja formar como também indica algumas questões sobre as quais seria desejável o aprofundamento do debate.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margarida Maria Dias de Oliveira, Professora do UNIPÊ

Professora do UNIPÊ/João Pessoa/PB

Citas

ABUD, K, M. Professor; professores: um perfil dos professores de História da rede estadual paulista. In: Encontro Nacional de Didatica e Pratica de Ensino, 9., 1998, Águas de Lyndóia. Anais... Águas de Lyndóia: ENDIP, 1998.

APPLE, M. W. Trabalho docente e textos: economia política das relações de classe e gênero em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

BARCA, I. A educação histórica na sociedade de informação: o ensino de história. Boletim da APH, n. 19/20, p. 35-42, fev. jun. 2001.

BASSO, L. S. As concepções de História como mediadoras da prática pedagógica do professor de História. Didática, São Paulo, n. 25, p. 1-10, 1989.

BOCRDIEU, P. O poder simbólico. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 200 I

CAMARGO, D.M.; ZAMBONI, E.; GALZERANI, M. C. B. Sabor e dissabores do Ensino de História. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, p. 181-195, set. 89/fev. 90.

CAUTERMAN, M.M. et al. La formation continue des enseignants est-elle utile? Paris: Presse Universitaire de France, 1999.

INBERNÓN, E. La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: Graó, 2002. (Biblioteca de Aula, 119)

LEE, Peter. Walking backward into tomorrow: historical conscieousness understanding history. History in education. Unit School of Ms and Humanities. University of London Institute of Education. Paper given at Annual Meeting of American Research Association, New Orleans. 2002.

LORENZI, M. G. R.; CENZNE, A. N.; MONTAGNER, R.; CUNHA, J. Concepções do Ensino de História no Processo de Formação. In: SCHMIDT, M. A. M. S.; CAINELLI, M. R. III Encontro: Perspectivas do Ensino de História. Curitiba: Aos Quatro Ventos,,1999. p.67-75

POPKEWITZ, Gubernamentalidad y formación docente. In: BIRGIN, A. et al. La formación docente : cultura, escuela y política debates y experiencias. Buenos Aires (Arg.): Troquei Educación, 1998, p. 67-72. (Series Flacso acción).

SCHIMIDT, M. A A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITENCOURT, C. O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997. p, 54-66.

Publicado

2003-05-29

Cómo citar

Oliveira, M. M. D. de. (2003). ANPUH: contribuições e limites nas definições sobre o ensino de história. História & Ensino, 9, 243–257. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p243

Número

Sección

Artigos