Festas nacionais: uso e didatização do saber histórico nas pedagogias do cidadão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p205

Palabras clave:

Ensino de história, Saber escolar, Currículo, Festas nacionais.

Resumen

Se a História ensinada é a "pedagogia central do cidadão", é preciso reconhecer que seu trabalho pedagógico não ocorre apenas no ambiente escolar. A presente pesquisa procurou identificar o "currículo oculto" das festas nacionais do Descobrimento do Brasil. em 1900 e em 2000, identificando os conhecimentos históricos utilizados e suas relações com os respectivos contextos. O levantamento de informações foi feito através da análise de documentos escritos, sobretudo da imprensa. Verificou-se que as temáticas da festa nacional foram similares em cada momento, embora o tratamento seja totalmente distinto: a periodização da história, a definição dos sujeitos históricos e dos sujeitos da comemoração, a significação dos monumentos, entre outros.

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Biografía del autor/a

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor de prática de ensino do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR

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Publicado

2003-05-29

Cómo citar

Cerri, L. F. (2003). Festas nacionais: uso e didatização do saber histórico nas pedagogias do cidadão. História & Ensino, 9, 205–222. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p205

Número

Sección

Artigos