Estágio: contribuições para a formação do professor de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2006v12n0p187Palabras clave:
Formação de professores, Estágio, Experiência, Relação teoria e prática.Resumen
Este artigo tem como base a pesquisa intitulada: "Estágio: contribuições para a formação do professor de História", e objetivou entender como os professores de História avaliam o estágio enquanto elemento constitutivo de sua formação inicial. Utilizamos a metodologia da História Oral. Os depoentes avaliam a Graduação, a importância do estágio, as lacunas existentes no estágio e no próprio curso; fizeram críticas e sugestões que contribuem significativamente para o aperfeiçoamento das atividades de estágio.
Descargas
Citas
CONTRERAS, J. A autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 1991.
CARVALHO, S. M. B. Os Egressos da UEPG c o Ensino de História: a formação de professores. In: ENCONTRO PERSPECTIVA DO ENSINO DE HISTÓRIA, 3., 1999, Curitiba. Anais [...]. Curitiva: UFPR, 1999.
FENELON, D. R. A formação do profissional de história e a realidade do Ensino. Cadernos Cedes, São Paulo, n. 8, 1983.
FREITAS, L. C. Neotecnicismo e Formação do Educador. In: In: ALVES, N. (org.). Formação de Professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1992.
FONSECA, S. G. Ser Professor no Brasil: história oral de vida. Campinas, São Paulo: Papirus, 1997.
KENSKI, V. M. A Vivência Escolar dos Estagiários e a Prática de Pesquisa em Estágios Supervisionados. In: FAZENDA, I. C. A.; PICONEZ, S. C. B. (Coords.). A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
KULCSAR, R. O Estágio Supervisionado como Atividade Integradora. In: FAZENDA, I. C. A.; PICONEZ, S. C. B. (Coords.). A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
LEITE, A. C. T.; BRANDÃO, M. N. Estágio Supervisionado: uma modalidade de treinamento para aprimorar as competências profissionais. In: In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTÁGIO, 2., 1999, Coletâneas... Minas Gerais, 1999.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação dos professores: unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 1995.
PONTUSCHKA, N. N. A Formação Inicial do Professor de Geografia. In: FAZENDA, I. C. A.; PICONEZ, S. C. B. (Coords.). A prática de Ensino e o Estágio Supervisionado. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
PORTELLI, A. Tentando aprender um pouquinho. algumas reflexões sobre a ética na história Oral. Projeto História, São Paulo, n. 15, p. 13-33, 1997.
PORTELLI, A. Forma e significado na História Oral: a pesquisa como um experimento em igualdade. Projeto História, São Paulo, n. 14, p. 7-24, 1997
REGO, M. V. B. S. A teoria na prática é outra: estágio supervisionado nos Cursos de Formação de Professores. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1992.
SCHMIDT, M. A. M. S. A formação do professor de história e o cotidiano da sala de aula: entre o embate, o dilaceramento e o fazer histórico. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE HISTÓRIA, 2., 1996, São Paulo. Anais... São Paulo: FEUSP, 1996.
THOMPSON, E. P. A miséria da Teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.