Manual escolar: guia de estudo ou prática de competências? Estudo com professores e alunos do ensino secundário

Autores/as

  • Maria Isabel Afonso Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p113

Palabras clave:

Manual escolar, Percepções de professores, Manual de História. Concepções de alunos em História

Resumen

O trabalho apresentado corresponde a uma das fases da investigação para a tese de doutoramento cujo enfoque é o papel do manual de História no desenvolvimento de competências, na perspectivade professores e alunos do ensino secundário. Com este estudo procura-se compreender a utilização que professores e alunos fazem das actividades propostas nos manuais de História de 10º ano, e como tais propostas se relacionam com o desenvolvimento das competências definidas no programa da disciplina. A amostra é constituída por 6 alunos a frequentar o 10º ano, em escolas do Norte de Portugal, e 5 professores a lecionar esse ano de escolaridade. A análise dos dados recolhidos forneceu pistas para a evolução do estudo em processo e permitiu identificar percepções de professores e alunos sobre o uso do manual escolar e ainda concepções de alunos em História ao resolverem actividades que são propostas nesse recurso educativo.

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Biografía del autor/a

Maria Isabel Afonso, Universidade do Minho, Portugal

Doutoranda em Educação, área de Metodologia do Ensino da História e Ciências Sociais, Universidade do Minho, Portugal

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Publicado

2010-09-09

Cómo citar

Afonso, M. I. (2010). Manual escolar: guia de estudo ou prática de competências? Estudo com professores e alunos do ensino secundário. História & Ensino, 16(1), 113–126. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p113

Número

Sección

Artigos