Cultura Negra em Blumenau: problematizando identidade e diferença na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p183Palabras clave:
Identidade, Diferença, Cultura Negra, Ensino de HistóriaResumen
O documentário “Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau” nasceu da necessidade de inserir o debate sobre a história e a cultura afro-brasileira na sociedade, necessidade esta ampliada com a aprovação da lei 10.639, que torna obrigatória a discussão na sala de aula. Foi necessário problematizar o tema da identidade e diferença para não cairmos nos lugares comuns e reforçar os estigmas e a perpetuação da exclusão. Não bastaria incorporar esta temática e inseri-la em mais uma peça do mosaico cultural contemporâneo, utilizando recursos pautados da retórica da tolerância das diferenças. Aqui evidenciamos a necessidade de tomar a identidade fora de sala, para compreendê-la como uma construção linguística, e por isso, no campo das relações de poder. Isto significa colocar em questão os binarismos em torno dos quais as diferenças se organizam. Esta discussão é urgente em uma cidade como Blumenau/SC onde a afirmação étnica é uma constante nos discursos políticos e culturais. Falar de identidade afrobrasileira é justamente a possibilidade de tratar do discurso do contrário, das margens dos territórios, e, sobretudo, indicar os limites e incoerências que todo discurso identitário carrega consigo.
Descargas
Citas
MARTINS, J. E. A cor errada de Shakespeare. Blumenau: Odorizzi, 2006. 328 p.
SILVA, C. F. ; MACHADO, R.; LESSA, F. Cultura Negra: identidade e diferença em Blumenau. 2008. (Documentário)
SILVA, T. T. (Org.); HALL, S. WOODWARD, K. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
SILVA, T. T. (Org.); HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 2. ed. Petrópolis : Vozes, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.