A história dos cristãos-novos no Brasil colonial: escrita e representações nos livros didáticos nos últimos vinte anos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p77

Palabras clave:

História e Ensino, Livros Didáticos, Escrita, Representações

Resumen

Neste trabalho, propõe-se realizar uma reflexão das representações encontradas em alguns livros didáticos do ensino fundamental e médio no que se refere ao estudo do período colonial, em especial, os cristãos-novos entendendo-os como sujeitos históricos atuantes na formação da sociedade brasileira. O objetivo é refletir sobre a escrita que vem sendo produzida em torno desses personagens nos últimos 20 anos, de forma a observar as diferenças e semelhanças entre as obras escolhidas, e em que medida esses saberes estão dialogando com a nossa historiografia. Os cristãos-novos, que em tais livros são apresentados de forma não problematizada, simplista e naturalizada, foram responsáveis não só por grande parte do desenvolvimento econômico ocorrido logo nos primeiros anos, como também pelas heranças deixadas na sociedade e que até hoje se fazem presentes. 

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Biografía del autor/a

Helena Ragusa, Universidade Estadual de Londrina

Mestre  em História Social com ênfase em História e ensino, sempre pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2011-09-09

Cómo citar

Ragusa, H. (2011). A história dos cristãos-novos no Brasil colonial: escrita e representações nos livros didáticos nos últimos vinte anos. História & Ensino, 17(1), 77–99. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p77

Número

Sección

Artigos