“Aprendi a Pensar que Música Também é História” A Canção Vai à Escola: Perspectivas da Educação Histórica

Autores/as

  • Luciano de Azambuja Universidade Federal do Paraná
  • Maria Auxiliadora Schmidt Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p89

Palabras clave:

Ensino de História, Estágio, Ensino Médio

Resumen

Apresenta os resultados de uma pesquisa junto à jovens alunos do Ensino Médio de uma escola de Curitiba (Paraná). A partir da Educação Histórica como campo de investigação, vê as protonarrativas destes alunos quanto à questão da música na sua articulação coma a História. Mais precisamente sobre a música como fonte documental e sua utilização na construção do aprendizado histórico.

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Biografía del autor/a

Luciano de Azambuja, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Maria Auxiliadora Schmidt, Universidade Federal do Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná  e pós-doutorado em Didática da História pela Universidade Nova de Lisboa-Portugal. Professor associado da Universidade Federal do Paraná. 

Citas

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Publicado

2012-11-26

Cómo citar

Azambuja, L. de, & Schmidt, M. A. (2012). “Aprendi a Pensar que Música Também é História” A Canção Vai à Escola: Perspectivas da Educação Histórica. História & Ensino, 18(1), 89–112. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p89

Número

Sección

Artigos