Construção, canção de Chico Buarque, e os enredos do ensino de história
diálogos entre texto poético, música e contextos decoloniais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p054-078Palavras-chave:
Música Popular Brasileira, Chico Buarque de Holanda, Conhecimento histórico, Debate decolonial, História do Brasil contemporâneoResumo
O presente artigo busca estabelecer possibilidades de diálogos entre a música Construção (1971), de Chico Buarque de Holanda, e as demandas da produção do conhecimento histórico no Brasil contemporâneo. Por meio da integração da tríade composta pelo texto poético, o texto musical (explorando uma das performances gravadas pelo próprio autor) e o contexto, almejamos estabelecer uma estrutura analítica que permita explorar os elos entre esses três elementos. Esse enfoque visa aprofundar a interpretação e compreensão da mensagem que a canção busca transmitir e as possibilidades de sua abordagem nas aulas de História. Temos a intenção ainda de, partindo do contexto da música Construção, criar conexões, estabelecer diálogos e identificar características que aproximam essa obra das discussões acerca do decolonialismo. Nesse sentido, entendemos que a produção artística, em suas diferentes categorias, se constitui como um indispensável instrumento que não apenas se levanta contra as tecnologias e as consequências da dominação e sujeição da modernidade/colonialidade (Quijano, 1992), como também é capaz de forjar uma consciência coletiva descolonizante e insurgente que evidencia as múltiplas facetas da leitura e produção da realidade emancipada.
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