Construção, song by Chico Buarque, and the plot of history teaching

dialogues between poetic text, music and decolonial contexts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p054-078

Keywords:

Brazilian Popular Music, Chico Buarque de Holanda, Historical knowledge, Decolonial debate, History of contemporary Brazil

Abstract

This article seeks to establish possibilities for dialogue between the song Construção (1971), by Chico Buarque de Holanda, and the demands of the production of historical knowledge in contemporary Brazil. Through the integration of the triad composed of the poetic text, the musical text (exploring one of the performances recorded by the author himself) and the context, we aim to establish an analytical structure that allows us to explore the links between these three elements. This focus aims to deepen the interpretation and understanding of the message that the song seeks to convey and the possibilities of its approach in History classes. We also intend, starting from the context of the song Construction, to create connections, establish dialogues and identify characteristics that bring this work of discussions about decolonialism. In this sense, we understand that artistic production, in its different categories, constitutes an indispensable instrument that not only stands up against technologies and the consequences of domination and subjection of modernity/coloniality (Quijano, 1992), but is also capable of forging a decolonizing and insurgent collective consciousness that highlights the multiple facets of reading and producing emancipated reality.

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Author Biographies

Renilson Ribeiro, Federal University of Mato Grosso

Bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta instituição obteve o título de mestre e doutor em História Cultural. É professor associado IV do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) e Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, séculos XIX e XX, ensino de História, historiografia brasileira, literatura, identidades, memórias, patrimônio e instituições. Exerceu a coordenação de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da UFMT/Capes (2012-2016). Realizou estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de São Paulo (USP) - 2016/2017, sob a supervisão da Prof. Dr. Kátia Maria Abud. Exerceu a função de Coordenador da Editoria Universitária - EdUFMT (2016-2020) e o cargo de Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência - Procev (2020-2022) na sua instituição. É autor dos livros O Brasil inventado pelo Visconde de Porto Seguro: Francisco Adolfo de Varnhagen, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a invenção do Brasil Colonial no Brasil Império (1838-1860) (Entrelinhas, 2015) e Fazer história: a importância de ler, interpretar e escrever sem ala de aula (Appris, 2018). Organizador das obras: Ensino de História: trajetórias em movimento (EdUnemat, 2007); O negro em folhas brancas: Ensaios sobre as imagens do negro nos livros didáticos de História do Brasil (últimas décadas do século XX) (Appris, 2019); Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de história afro-brasileira na contemporaneidade (Appris, 2020); Cuiabá em enredos, tramas e paisagens: história, cotidiano e sociedade (EdUFMT, 2020); Territórios disputados: produção de conhecimento no ensino de história em tempos de crise (EdUnemat; Paruna Editorial, 2021); Diversidade étnico-racial e as tramas da escrita: historiografia, memória e ensino de indígena na contemporaneidade (Paruna Editorial, 2022); Porque sempre haverá o amanhã: linguagens, memórias e educação na contemporaneidade (Paruna Editorial, 2022); Estágio, práticas e extensão: vivências dos professores de história no tempo das incertezas e esperanças (Paruna Editorial, 2022) e O ofício das palavras: encontros entre Literatura e História (Paruna Editorial, 2023). Orientou 12 (doze) dissertações de mestrado e 6 (seis) teses de doutorado no Programa de Pós-graduação em História (PPGHis/UFMT). Orientou 5 (cinco) dissertações de mestrado no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFMT). Orientou 5 (cinco) teses de doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL/UFMT). Participa da linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Identidades, no PPGEL/UFMT.

Dorit Kolling Oliveira, Federal University of Mato Grosso

Dorit Kolling de Oliveira é mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) na mesma instituição. Professora adjunta do Departamento de Artes na UFMT e regente (maestra) do Coral UFMT.

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Published

2024-12-31

How to Cite

Ribeiro, R., & Oliveira, D. K. (2024). Construção, song by Chico Buarque, and the plot of history teaching: dialogues between poetic text, music and decolonial contexts. História & Ensino, 30(2), 054–078. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n2p054-078

Issue

Section

Dossiê ENSINO DE HISTÓRIA EM "PERIFERIAS": ENSINAR E APRENDER EM MARGENS, BEIRAS, BORDAS E FRONTEIRAS