A história da ditadura militar em um Brasil Paralelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp103-126

Palavras-chave:

Revisionismo, Ditadura Militar, Cultura Histórica

Resumo

A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. Nesse contexto, alguns usos da história da Ditadura Militar têm polemizado aspectos desse processo histórico, com a finalidade de revisar ou refutar interpretações anteriores sobre o regime. Essa espécie de revisionismo vem se apresentando como estratégia para suavizar a memória do regime, buscando tornar a Ditadura algo aceitável e necessário na história do Brasil. Um desses usos foi feito na obra analisada neste trabalho, a produção audiovisual ”1964: O Brasil entre armas e livros” (1964, 2019) da produtora Brasil Paralelo. Neste artigo, essa produção é analisada a fim de observar como os elementos presentes no discurso revisionista pretendem obter adesão do público em geral. Para efetivar a análise, tomamos como referência os conceitos de Narrativa e Cultura Histórica (Rüsen, 2007; Rüsen, 2015), e também o conceito de mito político (Girardet, 1987). Com este estudo, evidenciamos como a produção formula uma linha de representação histórica permeada por um conceito específico de verdade histórica, difundindo mitos e distorções sobre esse passado.

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Biografia do Autor

Éder Cristiano de Souza, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestre em História, Doutor em Educação. Docente do curso de Licenciatura em Hsitória da Unila. Atua e pesquisa nas área de Educação Histórica, Didática da História e História da América.

Amanda Santos Silveira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Graduada em História pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em História pela mesma universidade.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Souza, Éder C. de, & Silveira, A. S. (2024). A história da ditadura militar em um Brasil Paralelo. História & Ensino, 30(especial), 103–126. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp103-126

Edição

Seção

Dossiê "60 anos do Golpe de 1964 e seus impactos no Ensino de História".