A história da ditadura militar em um Brasil Paralelo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30nespecialp103-126Palavras-chave:
Revisionismo, Ditadura Militar, Cultura HistóricaResumo
A internet expandiu as possibilidades de uso, produção e consumo do passado. Nesse contexto, alguns usos da história da Ditadura Militar têm polemizado aspectos desse processo histórico, com a finalidade de revisar ou refutar interpretações anteriores sobre o regime. Essa espécie de revisionismo vem se apresentando como estratégia para suavizar a memória do regime, buscando tornar a Ditadura algo aceitável e necessário na história do Brasil. Um desses usos foi feito na obra analisada neste trabalho, a produção audiovisual ”1964: O Brasil entre armas e livros” (1964, 2019) da produtora Brasil Paralelo. Neste artigo, essa produção é analisada a fim de observar como os elementos presentes no discurso revisionista pretendem obter adesão do público em geral. Para efetivar a análise, tomamos como referência os conceitos de Narrativa e Cultura Histórica (Rüsen, 2007; Rüsen, 2015), e também o conceito de mito político (Girardet, 1987). Com este estudo, evidenciamos como a produção formula uma linha de representação histórica permeada por um conceito específico de verdade histórica, difundindo mitos e distorções sobre esse passado.
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