Os livros de classes para o ensino primário na imprensa maranhense (1860-1920)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n2p133-156

Palavras-chave:

Livros de classe, Instrução primária, Cultura material escolar

Resumo

Neste artigo analisam-se os discursos sobre os livros de classes para ensino primário na imprensa maranhense durante a segunda metade do Império e início da República, utilizando-se três jornais: o Publicador Maranhense (1842-1885), O Paiz (1863-1889) e o Pacotilha (1880-1939). Usam-se os pressupostos teórico-metodológicos da história cultural para identificar-se as obras escolares e sua materialidade, os sujeitos envolvidos no controle da produção e as camuflagens em uso como táticas de apropriação, para além das diferentes concepções, conteúdos e variações conforme as condições contextuais. Conclui-se que os livros de classes ocuparam lugar de destaque na imprensa no período, divulgando-se a produção local que foi adotada a nível nacional, seja pela qualidade exigida, seja pela influência de seus autores na província.

 

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Biografia do Autor

Samuel Castellanos , Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio, de Mesquista Filho" (UNESP - Araraquara). Pós-doutor em Educação pelo Centre d'Histoire Culturalle des Sociétés Contemporaines - Université de Versailles/França (2014-2015) e pela Universidade Federal de São Paulo (2018-2019). Professor Associado IV do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE e PGGEEB (UFMA) e do PPGed (UFPA). 

Jarina Santos, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Educação pelo (PPGE) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bibliotecária na Universidade Ceuma.

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Publicado

2025-02-10

Como Citar

Castellanos , S., & Santos, J. (2025). Os livros de classes para o ensino primário na imprensa maranhense (1860-1920). História & Ensino, 29(2), 133–156. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n2p133-156

Edição

Seção

História da Educação