Além da norma:

a BNCC e as repercussões no Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p142-167

Palavras-chave:

História, Ensino, Paradigmas Curriculares, BNCC, Piauí

Resumo

O presente texto visa analisar o contexto da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas repercussões na proposta curricular elaborada pelo estado do Piauí para o ensino de História. Discutimos em que medida este componente curricular, apesar de envolver saberes diretamente relacionados às competências propostas pela BNCC para a Educação Básica, não ocupa um lugar de destaque na organização curricular do estado, além de manter paradigmas curriculares centrados na visão eurocêntrica e nacionalista da história, ao priorizar o estudo das identidades sem a devida articulação com o estudo das alteridades. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico-documental a partir de referências que discutem o tema e análise de documentos disponíveis nos portais eletrônicos oficiais do governo Federal e do governo do estado do Piauí, em especial, o documento produzido pela Secretaria Estadual de Educação, denominado Currículo para o Piauí: um marco para a educação do nosso estado.

Biografia do Autor

Claudia Cristina da Silva Fontineles, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada da Universidade Federal do Piauí

Professora Edfetiva do Programa de Pós-Graduação em História - UFPI (Mestrado e Doutorado).

Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - UFPI (Mestrado).

Doutora em História (UFPE) e Mestre em Educação (UFPI).

Licenciada em História e Bacharel em Direito

Marcelo Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí / Univeridade Federal do Piauí

Professor Associado do Curso de História da Universidade Estadual do Piauí.

Professor Permanente do Progrma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UESPI)

Professor Permanente Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, da Univeridade Federal do Piauí (Mestrado e Doutorado).

Doutor em História do Norte e Nordeste do Brasil (UFPE), com Pós-doutorado em História do Brasil (UFPI/PNPD/CAPES).

Mestre em Educação (UFPI), Especialista em História Sociocultural (UFPI) e História Política (UESPI). Graduação em História (UESPI) e Direito (UESPI). Advogado (OAB-PI, 15227).

Coordenador de Área PIBID-História/UESPI.

Editor da Editora da Universidade Estadual do Piauí

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Fontineles, C. C. da S., & Sousa Neto, M. (2023). Além da norma: : a BNCC e as repercussões no Ensino de História. História & Ensino, 29(1), 142–167. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2023v29n1p142-167

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Seção

Artigos