A disciplina de História e o documento curricular do Estado do Pará:

caminhos e descaminhos para o fortalecimento da identidade negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p150

Palavras-chave:

Identidade negra;, propostas curriculares;, disciplina História.

Resumo

Este trabalho surge a partir da compreensão sobre algumas contribuições que podem ser destacadas no processo de construção da identidade negra, entre elas, o currículo escolar, que é um elemento presente no processo de formação de negros e negras na Educação Básica. Analisaremos o componente curricular de História no Documento Curricular do Estado do Pará (DCEPará) do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo, compreender de que modo a identidade negra é abordada no referido componente curricular, tendo em vista a necessidade de contribuir para o seu fortalecimento. O artigo estrutura-se em dois tópicos: no primeiro apresentaremos a construção do DCEPará, destacando a relação deste com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que deve servir como referência para a construção dos diversos documentos curriculares espalhados pelo Brasil; e no segundo abordaremos a estruturação da disciplina de História nos anos finais do ensino fundamental, tendo como perspectiva compreender como as temáticas ligadas a uma possível formação identitária negra, é sugerida e trabalhada no referido componente, presente no documento em questão. Torna-se urgente materializarmos possíveis mecanismos que auxiliem o fortalecimento tanto da história, como dos indivíduos negros nesse processo de construção identitária, frente às demandas sociais que urgem no cenário social atual.

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Biografia do Autor

Edvan da Silva Conceição, Universidade Federal do Pará

Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Pará; Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia na Universidade Federal do Pará. Especializando-se em Currículo da Educação Básica pelo Núcleo de Estudos Transdiciplinares em Educação Básica na Universidade Federal do Pará; Especializando-se em Gestão e Planejamento da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará Campus Cametá. Área de Pesquisa em Grafite e Pichação e formação da Identidade Negra na Educação Básica.

Vilma Nonato de Brício, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará (Campus Universitário de Abaetetuba) e da Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) no Campus Universitário de Abaetetuba - UFPA. Líder do Grupo Experimentações: Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Subjetividade e Sexualidade na Educação Básica. Suas atividades de pesquisa e de orientação de pesquisa voltam-se para o campo da Educação, com ênfase nas questões de Juventude, Gênero, Sexualidade, Currículo e Práticas de Subjetivação a partir do referencial teórico-metodológico de Michel Foucault.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Conceição, E. da S., & Brício, V. N. de. (2022). A disciplina de História e o documento curricular do Estado do Pará: : caminhos e descaminhos para o fortalecimento da identidade negra. História & Ensino, 28(2), 150–170. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2022v28n2p150

Edição

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Artigos