O trabalho com monumentos como possibilidade de resistência aos processos de invisibilização de grupos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p51

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Educação Histórica, História Local

Resumo

Os monumentos de uma cidade são fontes históricas que podem se tornar evidências ao serem interrogados a partir de questões que possibilitam refletir sobre diversos elementos constitutivos das sociedades que os construíram. Relações entre grupos sociais, estratégias de invisibilização e de visibilização e as desigualdades entre homens e mulheres vivenciadas nos diversos passados e também no presente são materializadas nos espaços da cidade, revelando como tudo o que uma sociedade produz está eivado de seus valores, concepções e crenças. Tendo isso em vista, este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir as potencialidades de uma proposta de trabalho com o patrimônio material local, na perspectiva da Educação Histórica, a partir do levantamento dos monumentos localizados na cidade de Belo Horizonte /MG. Considera-se que discutir a Educação Patrimonial por meio do trabalho com os monumentos de uma cidade, na perspectiva da Educação Histórica, pode promover a identificação de mecanismos de invisibilidade de grupos sociais no passado e no presente, além de possibilitar o desenvolvimento de estratégias de resistência a mecanismos de invisibilização de grupos que foram e continuam sendo excluídos na e pela sociedade.

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Biografia do Autor

Nayara Silva de Carie, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Débora Cristina Alves da Silva, Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG).

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2022-06-15

Como Citar

Silva de Carie, N., & Alves da Silva, D. C. (2022). O trabalho com monumentos como possibilidade de resistência aos processos de invisibilização de grupos sociais. História & Ensino, 27(2), 51–71. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n2p51

Edição

Seção

Artigos