Estágio obrigatório não presencial no Ensino de História: Inquietações de estudantes antes e durante a pandemia do novo coronavírus (UFMS/CPTL, 2017-2020)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p8Palavras-chave:
Estagiários(as), Ensino remoto, Saberes docentesResumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma reflexãosobre as preocupações de estudantes estagiários(as) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), antes e durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso são utilizados como fontes relatórios de estágios dos anos de 2017, 2018 e 2019, e documentos produzidos pela Comissão de Estágio (COE) durante o período de suspensão dos estágios e de retomada de forma não presencial, no ano de 2020. Estes documentos revelam uma crescente compreensão do ofício docente como exercício de prática, entendimento que foi acelerado pelo contexto de suspensão de atividades presenciais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008. CAIMI, Flávia Eloísa. O que precisa saber um professor de História?. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 125-150, jul./dez. 2015. DOI 10.5433/2238- 3018.2015v21n2p105. Acesso em: 15 jan. 2021.
CAINELLI, Marlene Rosa. Os saberes docentes de futuros professores de história: a especificidade do conceito de tempo. Currículo sem fronteiras, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 134-147, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/cainelli.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Faça aqui o seu login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online. Revista História Hoje, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 165-188, 2014. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/126/100. Acesso em: 15 jan. 2021.
CEREZER, Osvaldo Mariotto; GUIMARÃES, Selva. Professores de história iniciantes: entre saberes e prática. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 125- 150, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23855. Acesso em: 15 jan. 2021.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
NASCIMENTO, Álvaro Pereira. Mil horas para quê?: a prática como componente curricular na licenciatura em história. Antíteses, Londrina, v. 6, n. 12, p. 35-52, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/17179. Acesso em: 15 jan. 2021.
RIBEIRO, Renilson Rosa. Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 151-179, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23856/17743. Acesso em: 15 jan. 2021.
RÜSEN, Jorn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
SADDI, Rafael. O Estado de suspensão na aprendizagem histórica: a força estética do conhecimento histórico na instauração de um momento sublime de consciência histórica. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 113-130, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/247. Acesso em: 15 jan. 2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jovens brasileiros, consciência histórica e vida prática. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 31-48, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/232. Acesso em: 15 jan. 2021.
SEFFNER, Fernando. De fontes e mananciais para o ensino de história. In: RODRIGUES, R. R. (org.). Possibilidades de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2017. p. 243-264.
SOARES, Olavo Pereira. Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado. Antíteses, Londrina, v. 5, n. 10, p. 613-634, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13319. Acesso em: 15 jan. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAUR ICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Campus de Três Lagoas. Licenciatura em História. Plano de educação mínima (PEM): aprovado pela Resolução n. 19, de 13 de julho de 2020. Três Lagoas: UFMS, 2020a. Disponível em: http://historiacptl.ufms.br/documentos/. Acesso em: 15 jan. 2021.
UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Portaria N. 405, de 16 de março de 2020. Campo Grande: UFMS, 2020b. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=389814. Acesso em: 15 jan. 2021.
CAINELLI, Marlene Rosa. Os saberes docentes de futuros professores de história: a especificidade do conceito de tempo. Currículo sem fronteiras, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 134-147, jul./dez. 2008. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol8iss2articles/cainelli.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. Faça aqui o seu login: os historiadores, os computadores e as redes sociais online. Revista História Hoje, São Paulo, v. 3, n. 5, p. 165-188, 2014. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/126/100. Acesso em: 15 jan. 2021.
CEREZER, Osvaldo Mariotto; GUIMARÃES, Selva. Professores de história iniciantes: entre saberes e prática. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 125- 150, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23855. Acesso em: 15 jan. 2021.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
NASCIMENTO, Álvaro Pereira. Mil horas para quê?: a prática como componente curricular na licenciatura em história. Antíteses, Londrina, v. 6, n. 12, p. 35-52, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/17179. Acesso em: 15 jan. 2021.
RIBEIRO, Renilson Rosa. Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente. História & Ensino, Londrina, v. 21, n. 2, p. 151-179, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/23856/17743. Acesso em: 15 jan. 2021.
RÜSEN, Jorn. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
SADDI, Rafael. O Estado de suspensão na aprendizagem histórica: a força estética do conhecimento histórico na instauração de um momento sublime de consciência histórica. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 113-130, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/247. Acesso em: 15 jan. 2021.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Jovens brasileiros, consciência histórica e vida prática. Revista História Hoje, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 31-48, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/232. Acesso em: 15 jan. 2021.
SEFFNER, Fernando. De fontes e mananciais para o ensino de história. In: RODRIGUES, R. R. (org.). Possibilidades de pesquisa em história. São Paulo: Contexto, 2017. p. 243-264.
SOARES, Olavo Pereira. Os currículos para o ensino de história: entre a formação, o prescrito e o praticado. Antíteses, Londrina, v. 5, n. 10, p. 613-634, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13319. Acesso em: 15 jan. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE13/RBDE13_05_MAUR ICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.
UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Campus de Três Lagoas. Licenciatura em História. Plano de educação mínima (PEM): aprovado pela Resolução n. 19, de 13 de julho de 2020. Três Lagoas: UFMS, 2020a. Disponível em: http://historiacptl.ufms.br/documentos/. Acesso em: 15 jan. 2021.
UFMS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Portaria N. 405, de 16 de março de 2020. Campo Grande: UFMS, 2020b. Disponível em: https://boletimoficial.ufms.br/bse/publicacao?id=389814. Acesso em: 15 jan. 2021.
Downloads
Publicado
2021-08-16
Como Citar
Crescêncio, C. L. (2021). Estágio obrigatório não presencial no Ensino de História: Inquietações de estudantes antes e durante a pandemia do novo coronavírus (UFMS/CPTL, 2017-2020). História & Ensino, 27(1), 8–28. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p8
Edição
Seção
Artigos
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.