Formação de professores de História: institucionalização e pesquisas acerca da formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p29

Palavras-chave:

Formação de professores de história, Estado da arte, Currículo

Resumo

No presente artigo, apresentamos parte da pesquisa que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, que tem como título Formação inicial de professores de História: organizações curriculares e saberes constituintes. O objetivo geral dessa pesquisa é problematizar a formação inicial de professores de História, a partir da análise da estruturação dos saberes pedagógicos e do conhecimento (PIMENTA, 2012) nos currículos dos cursos de licenciatura em História das universidades federais brasileiras. No trabalho que aqui expomos, referente a primeira parte da pesquisa, buscamos compreender os processos de institucionalização da História enquanto um curso de Ensino Superior, atentando para a relação que a licenciatura estabeleceu em termos curriculares desde a gênese desse processo. A partir disso, procurando ampliar as compreensões a respeito das temáticas referentes à formação de professores de história e do currículo, realizamos uma pesquisa bibliográfica, do tipo Estado da Arte ou estado do conhecimento (FERREIRA, 2002), utilizando a base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o portal de periódicos da CAPES. Buscamos por descritores referentes à formação de professores/as de história, licenciatura em história, ensino de história relacionado aos aspectos formativos e institucionais, institucionalização dos cursos de história e currículo do curso de história. Identificamos 11 artigos, os quais balizados pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), nos possibilitaram construir um panorama sobre as principais preocupações temáticas referentes à formação de professores de história, currículo e articulação entre os saberes, sendo estas as categorias elencadas a partir das palavras-chaves presente nos artigos.

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Biografia do Autor

Maria Caroline Aguiar da Silveira, Prefeitura do Rio Grande

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Professora de História na Prefeitura de Capão da Canoa.

Gionara Tauchen, Prefeitura do Rio Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Júlia Silveira Matos, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Aguiar da Silveira, M. C., Tauchen, G., & Silveira Matos, J. (2021). Formação de professores de História: institucionalização e pesquisas acerca da formação. História & Ensino, 27(1), 29–52. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p29

Edição

Seção

Artigos