Currículo, temas e abordagens: a form(a)ção do professor de História no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p53Palavras-chave:
Formação docente, Currículo, Ensino de históriaResumo
A formação docente tem sido alvo de constantes políticas, debates acadêmicos, investimentos, interferências e compreensões de mundo e de educação que se refletem na maneira como as sociedades entendem sua própria formação, a cidadania e até mesmo sua própria História. Algumas questões acerca do papel social da História e do historiador e de sua atuação na sociedade acabaram por pautar, no Brasil, o perfil desse profissional e sua formação. Situamos, neste texto, algumas problemáticas que cercam a formação do professor de História a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de História e observamos como essa e outras normativas são perspectivadas nos currículos de formação do professor e dialogam com os conteúdos eleitos para o ensino de História. Por fim, problematizamos a formação, a atuação docente, os conteúdos e as abordagens na diversidade da sala de aula.
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