Possibilidades de utilização do cinema no processo ensino-aprendizagem de história: um estudo de caso das escolas de Campo Bom-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p307

Palavras-chave:

Ensino de História, Cinema, Cinema em sala de aula, Campo Bom - RS

Resumo

A presente pesquisa propõe-se a discutir o uso do cinema em sala de aula pelos professores de História, e como se dá essa formação e planejamento por parte dos docentes. A partir disso foi realizado um estudo com os professores de História da rede municipal de ensino de Campo Bom/RS, reconhecida por espaços de formação continuada e estrutura adequada para utilização de tecnologias em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como FERRO, SEVERO, SCHIMIDT e NAPOLITANO, entre outros, além de pesquisa qualitativa a partir de entrevistas estruturadas. Verificou-se que os professores utilizam esse recurso de variadas e criativas formas, como possibilidades de reflexão e análise de conceitos, épocas e alguns, inclusive, realizando produção fílmica.

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Biografia do Autor

Vitória Duarte Wingert, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social- Universidade Feevale.  Professora  na Rede Municipal de Campo Bom. 

Márcia Blanco Cardoso, Universidade Feevale

Mestrado em Estudos Históricos Latino-americanos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Professora adjunta da Universidade Feevale.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Wingert, V. D., & Cardoso, M. B. (2021). Possibilidades de utilização do cinema no processo ensino-aprendizagem de história: um estudo de caso das escolas de Campo Bom-RS. História & Ensino, 27(1), 307–333. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p307

Edição

Seção

Artigos