Possibilidades de utilização do cinema no processo ensino-aprendizagem de história: um estudo de caso das escolas de Campo Bom-RS
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2021v27n1p307Palavras-chave:
Ensino de História, Cinema, Cinema em sala de aula, Campo Bom - RSResumo
A presente pesquisa propõe-se a discutir o uso do cinema em sala de aula pelos professores de História, e como se dá essa formação e planejamento por parte dos docentes. A partir disso foi realizado um estudo com os professores de História da rede municipal de ensino de Campo Bom/RS, reconhecida por espaços de formação continuada e estrutura adequada para utilização de tecnologias em sala de aula. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a partir de autores como FERRO, SEVERO, SCHIMIDT e NAPOLITANO, entre outros, além de pesquisa qualitativa a partir de entrevistas estruturadas. Verificou-se que os professores utilizam esse recurso de variadas e criativas formas, como possibilidades de reflexão e análise de conceitos, épocas e alguns, inclusive, realizando produção fílmica.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
BITTENCOURT, C. M. F. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, C. M. F. (Org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. p 11-28.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
KORNIS, M. A. História e cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992, p. 237-250.
NAPOLITANO, M. A História depois do pape. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 235-291.
NAPOLITANO, M. A Escrita fílmica da história e a monumentalização do passado: uma análise comparada de Amistad e Danton. In: CAPELATO, H. M. (Org.). História e cinema: dimensões do audiovisual. 2. ed. São Paulo:Alameda, 2008. p. 65-84.
NAPOLITANO, M. A televisão como documento. In: BITTENCOURT, C.(Org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. p. 149-162.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema em sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
SEVERO, G. E. Com Lumière em sala de aula: uma contribuição. Erechim: Edifapes, 2004.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VESENTINI, C. A. História e ensino: o tema do sistema de fábrica visto através de filme BITTENCOURT, C. (Org.). O saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. p. 163-174.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.