Representações de docentes de história sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p51Palavras-chave:
Professores e professoras de História, História e Cultura Afro-Brasileira, RepresentaçõesResumo
Este artigo analisa as representações dos docentes de História da educação básica sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, dez anos após outorgada a Lei 10.639/2003. Utiliza-se as representações sociais, como eixo explicativo por entendê-las como um conjunto de conceitos que se originam na vida diária no curso de comunicações interindividuais. Apresentam-se as narrativas de docentes que frequentaram um curso de extensão sobre ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, meados de 2013. A análise das representações permitiu perceber que o conhecimento que eles têm sobre a História da população negra no Brasil ainda está ancorado em uma perspectiva eurocêntrica da História brasileira. Conclui-se que a efetivação da Lei 10.639/2003 demanda compreender as narrativas sociais construídas nas salas de aula como um espaço de intercâmbio de saberes, reconhecendo as diversas identidades culturais nelas existentes.HDownloads
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Referências
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Publicado
2016-08-04
Como Citar
Felipe, D. A. (2016). Representações de docentes de história sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica. História & Ensino, 22(1), 51–70. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p51
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