Por uma educação ambiental: representações da natureza no livro didático história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p135Palavras-chave:
Educação Ambiental, Livro didático, História Ambiental, Ensino de HistóriaResumo
O presente trabalho procura analisar a representação de natureza no livro didático História, adotado em uma das maiores e mais antigas escolas de Cuiabá-MT. Objetiva compreender os livros didáticos como uma fonte privilegiada para compreensão da forma como a “questão ambiental” é trabalhada por professores de história. Foram realizadas entrevistas com professores, bem como, uma investigação sobre a definição da representação de natureza no livro didático História. A Educação Ambiental está sendo incorporada na educação como tema transversal, principalmente entre professores de biologia e geografia, áreas em que o meio ambiente e a natureza são mais trabalhados em sala de aula. Entretanto, como a natureza é representada nas aulas de história? Como os estudos de história se aproximam das questões ambientais? Qual a representação de mundo natural presente nos livros didáticos História? Porque a “questão ambiental” também pode ser considerada como um problema específico da formação do professor de História? A pesquisa concluiu que ainda há muito que se fazer no sentido de promover uma educação ambiental também nas aulas e nos livros didáticos de história. São necessários investimentos e políticas públicas no âmbito da formação inicial e continuada de professores, gestores e autores de materiais didáticos.Downloads
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Referências
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Publicado
2015-03-02
Como Citar
Silva, A. L. da, & Branco, T. K. dos S. (2015). Por uma educação ambiental: representações da natureza no livro didático história. História & Ensino, 21(1), 135–148. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p135
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Artigos
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