Por uma educação ambiental: representações da natureza no livro didático história

Autores

  • Alexandra Lima da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco Museu de Arte Sacra/MT

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p135

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Livro didático, História Ambiental, Ensino de História

Resumo

O presente trabalho procura analisar a representação de natureza no livro didático História, adotado em uma das maiores e mais antigas escolas de Cuiabá-MT. Objetiva compreender os livros didáticos como uma fonte privilegiada para compreensão da forma como a “questão ambiental” é trabalhada por professores de história. Foram realizadas entrevistas com professores, bem como, uma investigação sobre a definição da representação de natureza no livro didático História. A Educação Ambiental está sendo incorporada na educação como tema transversal, principalmente entre professores de biologia e geografia, áreas em que o meio ambiente e a natureza são mais trabalhados em sala de aula. Entretanto, como a natureza é representada nas aulas de história? Como os estudos de história se aproximam das questões ambientais? Qual a representação de mundo natural presente nos livros didáticos História? Porque a “questão ambiental” também pode ser considerada como um problema específico da formação do professor de História? A pesquisa concluiu que ainda há muito que se fazer no sentido de promover uma educação ambiental também nas aulas e nos livros didáticos de história. São necessários investimentos e políticas públicas no âmbito da formação inicial e continuada de professores, gestores e autores de materiais didáticos.

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Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco, Museu de Arte Sacra/MT

Graduada em História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Diretora do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

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Publicado

2015-03-02

Como Citar

Silva, A. L. da, & Branco, T. K. dos S. (2015). Por uma educação ambiental: representações da natureza no livro didático história. História & Ensino, 21(1), 135–148. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2015v21n1p135

Edição

Seção

Artigos