PIBID e formação docente em história: possibilidades e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p101

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino, Pesquisa

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre a formação inicial do professor de Historia no âmbito de atuação do PIBID da UEG UnU Jussara. Sendo assim, fizemos um levantamento das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa durante o período de agosto de 2012 a dezembro de 2013 no sentido de verificar a contribuição do PIBID na formação profissional destes. Partimos do pressuposto de que a inserção no PIBID proporcionou aos bolsistas a vivência de experiências formativas relacionadas ao ensino e à pesquisa tanto na academia, quanto na instituição de ensino básico. Para além dessas experiências formativas, participar do PIBID ainda possibilitou aos bolsistas a reflexão e a análise dos limites e das possibilidades da escola pública brasileira em relação aos estudantes da educação básica e também a compreensão da complexidade da profissão docente na atualidade, especificamente do professor de História.

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Biografia do Autor

Ordália Cristina Gonçalves Araújo, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em História pela Universidade Federal de GoiásProfessora da Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Jussara

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Publicado

2014-03-03

Como Citar

Araújo, O. C. G. (2014). PIBID e formação docente em história: possibilidades e contribuições. História & Ensino, 20(1), 101–121. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2014v20n1p101

Edição

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Artigos