Intencionalidade, objetividade e multiperspectividade: contribuições para a investigação da aprendizagem histórica dos jovens a partir dos filmes-históricos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p193Palavras-chave:
Categorias Históricas, Objetividade, Intencionalidade, Multiperspectividade, Cognição HistóricaResumo
Lidar com as categorias do conhecimento no âmbito da interpretação histórica encontra-se entre os desafios para a investigação da aprendizagem histórica dos jovens estudantes. Entende-se, então, que a abordagem multiperspectivada dos acervos do saber histórico pode complexificar a relação dos sujeitos com o conhecimento, e colocar em evidência como determinadas categorias são mais relevantes nesse processo, especialmente quando se parte do ensino a partir de artefatos culturais, como ocorre no caso da utilização de filmes-históricos. Partindo desses pressupostos, o presente trabalho descreve um trajeto investigativo que partiu das concepções de jovens estudantes sobre os filmes-históricos e de suas noções e posicionamentos a respeito do Nazismo, e que pode levar à formulação de uma estratégia metodológica de investigação que privilegie o cinema como linguagem e dispositivo mobilizador da aprendizagem histórica. Propõe-se, assim, o entendimento de como as categorias da intencionalidade e da objetividade interpõem-se como complexas na relação de cognição histórica possibilitada por uma experiência com a multiperspectividade através dos filmes.
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