Algumas considerações sobre a educação clássica na Inglaterra vitoriana

Autores

  • Renata Cerqueira Barbosa Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p221

Palavras-chave:

Cultura Clássica, Antiguidade, Ensino de História

Resumo

A História da Educação Clássica na Inglaterra teve seu início na segunda metade do século I d.C. quando o governador romano Agrícola tomou medidas para vincular seus súditos mais perto de Roma. Sob o Império Romano, se estabeleceu um sistema de educação baseado no estudo da imitação dos melhores modelos da literatura, além dos quais, língua e literatura gregas. A Inglaterra do séc. XIX herdou o sistema de ensino da Grammar Schools, mas foi distribuída de forma desigual no país. No início do século, a educação Vitoriana já estava se desenvolvendo nas escolas públicas, mas os métodos de ensino eram diferentes entre as escolas. A escola de gramática sobreviveu desde o Império Romano através da Idade Média e do Humanismo, mas o propósito da instituição começou a ser questionado.  Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas características e metodologias empregadas pelos vitorianos no ensino da Cultura Clássica, assim como, avaliar a importância dos Estudos Clássicos para a formação da população Inglesa do período.

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Biografia do Autor

Renata Cerqueira Barbosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de Assis. Professora  da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

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Publicado

2013-09-26

Como Citar

Barbosa, R. C. (2013). Algumas considerações sobre a educação clássica na Inglaterra vitoriana. História & Ensino, 19(2), 221–240. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p221

Edição

Seção

GT Ensino de História e Educação (ANPUH - PR)