Algumas considerações sobre a educação clássica na Inglaterra vitoriana

Autores/as

  • Renata Cerqueira Barbosa Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p221

Palabras clave:

Cultura Clássica, Antiguidade, Ensino de História

Resumen

A História da Educação Clássica na Inglaterra teve seu início na segunda metade do século I d.C. quando o governador romano Agrícola tomou medidas para vincular seus súditos mais perto de Roma. Sob o Império Romano, se estabeleceu um sistema de educação baseado no estudo da imitação dos melhores modelos da literatura, além dos quais, língua e literatura gregas. A Inglaterra do séc. XIX herdou o sistema de ensino da Grammar Schools, mas foi distribuída de forma desigual no país. No início do século, a educação Vitoriana já estava se desenvolvendo nas escolas públicas, mas os métodos de ensino eram diferentes entre as escolas. A escola de gramática sobreviveu desde o Império Romano através da Idade Média e do Humanismo, mas o propósito da instituição começou a ser questionado.  Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas características e metodologias empregadas pelos vitorianos no ensino da Cultura Clássica, assim como, avaliar a importância dos Estudos Clássicos para a formação da população Inglesa do período.

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Biografía del autor/a

Renata Cerqueira Barbosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de Assis. Professora  da Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

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Publicado

2013-09-26

Cómo citar

Barbosa, R. C. (2013). Algumas considerações sobre a educação clássica na Inglaterra vitoriana. História & Ensino, 19(2), 221–240. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n2p221

Número

Sección

GT Ensino de História e Educação (ANPUH - PR)