O historiador na reflexão didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p27

Palavras-chave:

Didática da História, Consciência histórica, Formação de professores, Profissional da História

Resumo

Considerando que o trabalho do historiador contém um elemento estritamente didático, como se explica o distanciamento e alguns antagonismos vigentes na atualidade entre o papel de historiador e o de professor? Reconstrói-se em linhas gerais, nesse texto, a conjuntura em que esses papéis eram vividos de forma relativamente harmônica inclusive pelos mesmos indivíduos, e indaga-se sobre os processos sociais e científicos que ocasionaram o antagonismo acima mencionado. Procura-se, com base em Bergmann e Rüsen, entre outros autores, definir a reflexão didática, seus componentes, suas características e alguns exemplos, e argumentar sobre a importância de reconhecê-la e favorecê-la tanto na produção de conhecimento histórico em geral quanto na formação de novos profissionais da História.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Pós-doutorado Universidad Nacional de La Plata. Professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2013-08-18

Como Citar

Cerri, L. F. (2013). O historiador na reflexão didática. História & Ensino, 19(1), 27–47. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p27

Edição

Seção

Artigos