A violência discutida na Educação Básica: o Malleus Maleficarum como documento histórico

Autores

  • João Davi Avelar Pires Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p247

Palavras-chave:

Ensino de História, Malleus Maleficarum, Violência, Inquisição

Resumo

Pretendemos, neste trabalho, propor a utilização da obra Malleus Maleficarum nas aulas de História na Educação Básica. Entendemos os conceitos de utilização e documento histórico como uma tentativa de aproximar os alunos do fazer historiográfico, do trabalho do historiador, tendo em mente as diversas possibilidades que esta prática nos oferece. Dessa forma, o contato com o documento, no caso deste trabalho o Malleus Malleficarum, escrito por inquisidores em 1484, torna possível a abordagem de diversas temáticas, como a Inquisição e a violência aplicada contra as mulheres neste período; a construção do imaginário e das representações sociais sobre o corpo feminino e sobre a mulher; e também a perseguição religiosa criada e estimulada pela intolerância e desvalorização do outro. Traçamos, neste trabalho, breves discussões sobre as mudanças ocorridas no Ensino de História e que nos dá espaço para este tipo de trabalho documental, assim como apresentamos as possibilidades e as abordagens possíveis da obra em questão, o Malleus Maleficarum.

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Biografia do Autor

João Davi Avelar Pires, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando em História Social pela Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2013-08-18

Como Citar

Avelar Pires, J. D. (2013). A violência discutida na Educação Básica: o Malleus Maleficarum como documento histórico. História & Ensino, 19(1), 247–261. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2013v19n1p247

Edição

Seção

Laboratório (artigo)