Interpretação de fontes patrimoniais em Educação Histórica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p187

Palavras-chave:

Educação Histórica. Educação Patrimonial. Fontes patrimoniais. Evidência histórica

Resumo

Relacionando Educação Histórica e Educação Patrimonial, pretende-se desenvolver de forma sistemática e segundo critérios metodológicos, atividades educativas relacionadas com o uso de objetos e sítios históricos. Num estudo empírico descritivo e numa abordagem essencialmente qualitativa, pretendeu-se investigar de que forma os alunos inferem, com base em fontes patrimoniais, em atividades de ensino e aprendizagem de História realizadas no exterior da escola. Os dados aqui apresentados reportam-se ao estudo principal de investigação, no qual instrumentos específicos foram aplicados a uma amostra de87 alunos (40 alunos do 7º ano e 47 do 10º ano de escolaridade) de cinco escolas do município de Guimarães, no norte de Portugal, e aos respetivos professores de História. Os dados foram analisados mediante um processo de categorização progressivamente refinado no sentido de encontrar modelos de progressão conceptual relativos a alunos e perfis de professores sobre o uso de fontes patrimoniais e tipos de consciência histórica. O estudo salienta o interesse do uso de fontes patrimoniais no ensino e aprendizagem de História, como evidência histórica e não apenas como ilustração ou informação.

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Biografia do Autor

Helena Pinto, Universidade do Minho

Doutora em Ciências da Educação - especialidade de Educação em História e Ciências Sociais, investigadora externa do CIEd, Universidae do Minho.

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Publicado

2012-11-26

Como Citar

Pinto, H. (2012). Interpretação de fontes patrimoniais em Educação Histórica. História & Ensino, 18(1), 187–218. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p187

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Autor(a) Convidado(a)