A música como recurso pedagógico: a representação dos bombardeios aéreos da 2ª guerra mundial nas letras de heavy metal

Autores

  • Caroline Loise Dähne Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Jonathan de Oliveira Molar Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p239

Palavras-chave:

Ensino de História, História e Música,

Resumo

Atualmente as discussões que permeiam o uso de recursos pedagógicos no ensino de história têm demonstrado a importância da utilização de músicas nas aulas para que os conceitos espontâneos dos alunos sejam aproveitados na construção de conceitos científicos. O presente trabalho se estrutura a partir da experiência da aplicação de um material didático tendo a música como recurso, cujo tema foi a representação dos bombardeios aéreos da 2ª Guerra mundial nas letras de Heavy Metal, que foi utilizado em um mini-curso destinado a um grupo de alunos do 3º ano do ensino médio. As respostas dos alunos são o objeto de análise deste artigo que visa perceber se os objetivos iniciais que orientaram a elaboração do material didático e sua aplicação foram alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Loise Dähne, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Jonathan de Oliveira Molar, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação pela UFPR.

Referências

ABUD, K. M. Registro e representação do cotidiano: a música popular na aula de história. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 67, p. 309-317, set/dez. 2005.

ALMEIDA, M. Imagens e Sons: A nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 1994.

AMBROSE, S. Azul sem fim: os homens e rapazes que conduziram os B-24 aos céus da Alemanha Nazista. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

ARNAUT, L.; MOTTA, R. P. S. A segunda grande guerra: do nazi-facismo à guerra fria. São Paulo: Atual, 1994.

BAUMAN, Z. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

BAUMAN, Z.O mal estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.

BRITO, E. Z. C. de. História e música: tecendo memórias, compondo identidades. Revista Textos de História, Brasília, v. 15, n., 2007.

FAUSTO, B. O pensamento nacionalista autoritário: (1920-1940). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

GÓES, P. da S. A utilização da música nas aulas de história com os alunos do 8º ano. Anais do V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, São Cristovão- SE, setembro de 2011.

HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HOWARD, M. O conceito de poder aéreo: uma avaliação histórica. Revista Air and Space Power. Disponível em: http://www.airpower.maxwell.af.mil/apjinternational/apjp/1996/4tri96/howard.html Acesso em: 25/03/11.

LOPES, P. A. L. Heavy Metal no Rio de Janeiro e dessacralização de símbolos religiosos: A música do demônio na cidade de São Sebastião das Terras de Vera Cruz. Tese (Doutorado em Antropologia Social) Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

MOCELIN, K. D. Memórias de guerra: a trajetória da FEB na 2ª Guerra Mundial. Monografia, Universidade Tuiuti do Paraná. Orientação do Professor Osvaldo L. Meza Siqueira. Curitiba, 2009.

NAPOLITANO, M. História & Música- história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Downloads

Publicado

2012-11-26

Como Citar

Dähne, C. L., & Molar, J. de O. (2012). A música como recurso pedagógico: a representação dos bombardeios aéreos da 2ª guerra mundial nas letras de heavy metal. História & Ensino, 18(1), 239–257. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p239

Edição

Seção

Laboratório (artigo)