Conhecimento e aprendizagem histórica: tensões entre as perspectivas da transposição didática e da literacia histórica a partir da experiência de professores

Autores

  • André Luiz Batista Silva Secretaria Municipal de Educação de Araucária. Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná - FANEESP.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p49

Palavras-chave:

Aprendizagem histórica, Conhecimento histórico, Transposição didática, Literacia histórica, Professores de História.

Resumo

O presente estudo origina-se de investigação realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná nos anos de 2010 e 2011. O estudo tem como premissa discutir e explicitar as tensões existentes na aprendizagem histórica no contexto escolar entre as perspectivas didáticas da transposição didática (CHEVALLARD, 2005) e da literacia histórica (LEE, 2006; BARCA, 2006). Para tanto, investigou-se que concepções de aprendizagem da histórica possuem professores dessa disciplina e se tais tensões apresentam-se em seus relatos. Os resultados indicam que as concepções de aprendizagem histórica dos professores investigados contêm elementos tanto da transposição didática quanto da literacia histórica, evidenciando-se como isso que essa tensão indica por um lado o conflito entre um processo de didatização da história e a sua natureza específica.

Palavras-chaves: Aprendizagem histórica. Conhecimento histórico. Transposição didática. Literacia histórica. Professores de História.

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Biografia do Autor

André Luiz Batista Silva, Secretaria Municipal de Educação de Araucária. Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná - FANEESP.

Mestre em Educação Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Professor de História do Ensino Fundamental e Coordenador de História da Secretaria Municipal de Educação de Araucária.

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Publicado

2012-11-26

Como Citar

Silva, A. L. B. (2012). Conhecimento e aprendizagem histórica: tensões entre as perspectivas da transposição didática e da literacia histórica a partir da experiência de professores. História & Ensino, 18(1), 49–69. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p49

Edição

Seção

Artigos