Educação e preservação de sítios arqueológicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p63Palavras-chave:
Patrimônio, Arqueologia, Metodologia, Educação patrimonial.Resumo
Este trabalho faz parte do projeto de monitoria desenvolvido na disciplina "Pré-História", do Curso de Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos letivos 2004.1 e 2004.2, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros. Tem como principal objetivo desenvolver uma possibilidade metodológica de educação patrimonial, voltada especificamente para a preservação do patrimônio arqueológico. Almeja-se que o aluno possa se identificar com esse tipo de bem, tornando-se assim vetor multiplicador da consciência de preservação, sendo despertado para a importância da História na construção de uma sociedade sustentável, que permita às gerações futuras o acesso ao conhecimento nas suas mais variadas formas, construindo desta forma uma identidade social.
Downloads
Referências
FENELON, Dea Ribeiro. Políticas culturais e patrimônio histórico. In: O direito à memória: patrimônio histórico ecidadania São Paulo: Secretaria Municipal de Cultural Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.
MORLEY, E. Como preservar os sítios arqueológicos brasileiros. In: TENÓRIO, Maria Cristina (org.). Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.
HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico eArtístico Nacional (IPHAN), 1999.
PROUS, A. Arqueologia brasileira. Brasília: Editora da UNB, 1992.
TENÓRIO, M. C. (org.). Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.