Educação e preservação de sítios arqueológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p63

Palavras-chave:

Patrimônio, Arqueologia, Metodologia, Educação patrimonial.

Resumo

Este trabalho faz parte do projeto de monitoria desenvolvido na disciplina "Pré-História", do Curso de Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos letivos 2004.1 e 2004.2, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros. Tem como principal objetivo desenvolver uma possibilidade metodológica de educação patrimonial, voltada especificamente para a preservação do patrimônio arqueológico. Almeja-se que o aluno possa se identificar com esse tipo de bem, tornando-se assim vetor multiplicador da consciência de preservação, sendo despertado para a importância da História na construção de uma sociedade sustentável, que permita às gerações futuras o acesso ao conhecimento nas suas mais variadas formas, construindo desta forma uma identidade social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Cabral Honor, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em História Programa de Pós-Graduação em História – Universidade Federal da Paraíba (PPGH/UFPB)

Referências

CHOAY, Françoise.A alegoria do patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora da UNESp, 2001.

FENELON, Dea Ribeiro. Políticas culturais e patrimônio histórico. In: O direito à memória: patrimônio histórico ecidadania São Paulo: Secretaria Municipal de Cultural Departamento do Patrimônio Histórico, 1992.

MORLEY, E. Como preservar os sítios arqueológicos brasileiros. In: TENÓRIO, Maria Cristina (org.). Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1999.

HORTA, M. L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico eArtístico Nacional (IPHAN), 1999.

PROUS, A. Arqueologia brasileira. Brasília: Editora da UNB, 1992.

TENÓRIO, M. C. (org.). Pré-história da Terra Brasilis. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999.

Downloads

Publicado

2007-04-18

Como Citar

Honor, A. C. (2007). Educação e preservação de sítios arqueológicos. História & Ensino, 13, 63–69. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2007v13n0p63

Edição

Seção

Artigos