Leitores e leituras em aulas de história: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p7

Palavras-chave:

Manuais Didáticos, Apropriações de lietura

Resumo

Este texto é o resultado de uma pesquisa, iniciada em 2008, cujo objetivo era estudar as práticas de leitura do livro didático de História por professores e alunos. A partir do diálogo com autores relacionados à História da Leitura e com as ideias de Michel de Certeau, desenvolvidas, principalmente, na obra A invenção do cotidiano, as práticas de leitura são apresentadas como práticas inventivas e criativas no cotidiano da sala de aula. Para o estudo da leitura, foi realizado um trabalho amplo, envolvendo a observação das aulas de História, a aplicação de questionários, entrevistas e a análise do livro didático utilizado. Para efeito comparativo, a pesquisa foi realizada com dois professores e duas turmas de 8ª série (9º ano) do ensino fundamental de escolas diferentes e que utilizavam o mesmo livro didático. As conclusões permitiram constatar a existência de uma tensão entre o professor, o aluno e o livro didático em que a “credibilidade” atua como elemento fundamental das práticas de leitura do livro didático.

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Biografia do Autor

Jeferson Rodrigo da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestrando no Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2010-09-09

Como Citar

Silva, J. R. da. (2010). Leitores e leituras em aulas de história: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático. História & Ensino, 16(1), 7–23. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2010v16n1p7

Edição

Seção

Artigos