Sobre a cultura do tempo e o livro didático de história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p115Palavras-chave:
Livro didático, Temporalidade, Ensino de história.Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o processo de constituição da temporalidade nos livros didáticos de História contemporâneos. Parte do pressuposto de que este material é um produto complexo, cujo processo de produção está sujeito à intervenção de diversos agentes, integrando uma teia de saberes, valores e perspectivas teóricas. Assim, compreendemos que a constituição dos conteúdos veiculados no material didático está diretamente ligada a esta teia de saberes múltiplos, próprios do conhecimento histórico científico. A partir dessa perspectiva, procuramos analisar o livro didático na sua relação com a historiografia moderna e a historiografia renovada, buscando perceber as formas pelas quais a temporalidade histórica é apresentada aos alunos e os valores e sentidos que emergem a partir de dessa apresentação. O artigo apresenta os resultados da investigação das coleções didáticas mais adotadas na cidade de Juiz de Fora, a partir do processo de escolha de livros didáticos do PNLD de 2005, O foco analítico concentra-se na análise da relação entre o conteúdo do livro didático e a produção histórica, bem como as relações entre a renovação historiográfica e o perfil das obras didáticas disponíveis para o mercado.
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