O que dizem os professores sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p95Palavras-chave:
Representações, Saberes docentes, Cotas raciais, Educação anti-racista.Resumo
Este trabalho apresenta uma análise do conteúdo de um fórum de discussão, em meio virtual, onde um grupo de professores de uma rede pública de ensino, em Minas Gerais expressou, sob a forma de depoimentos, opiniões e posicionamentos, suas representações e saberes acerca do tema "cotas para negros em universidades públicas brasileiras". Para melhor compreender o que dizem os professores acerca deste tema traçamos, inicialmente, um brevíssimo panorama das discussões envolvendo a questão racial em nosso país para, em seguida, identificar e problematizar os argumentos que apóiam os posicionamentos dos professores, assim como os pontos sobre os quais se situam alguns dos embates, tensões e polêmicas em torno dessa questão.
Downloads
Referências
GUIARÃES, A. S. A. Racismo e anti-racismo no Brasil. ed. 34. São Paulo: Fundação de Apoio, 2005.
MAGGIE, Y. Políticas de cotas e o vestibular da UnB ou amarca que cria sociedades divididas. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 1, n. 23, jan./jun. 2005.
MAGGIE, Y.; FRY, P. Areserva de vagas para negros nas Universidade brasileim. Estudos Avançados, São Paulo, v. 18 n. 50, 2004.
MATTOS. H. M. Oensino de História e a luta contra a discriminação racial no Brasil. In: ABREU, M.; SOIHEI, R. (org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
SANTOS, S. A. (org.). Ações afirmativas ecombate ao racismo nasAméricas. Brasuia: ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005 (Coleção Educação para todos).
SCHWARCZ, L. M. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: SCHWARCZ, L. M. (org.) História da vida privada no Brasil: contmstcs da intimidade contemporânea. São Paulo Companhia das Letras. 1998.
SCHWARCZ, L. V. Racismo à brasileira. In: Ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira - Livro-texto (vários autores). Belo Horizonte: PUC Minas Virtual, 2006.
TAEDIF. M. Saheres docenles & formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
TARDIF, M.; LESSARD, C. Otrabalho docente: elementospara uma teoria da dochiCia como profissão de inlemções humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TEIXEIRA, I. C. Os professores como sujeitos sócio-culturais. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olbares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
VIANA. H. Mestiçagem Fora ele Lugar. Folba de São Paulo, Caderno Mais, 27/06/ 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.