Os textos clássicos e o movimento da história

Autores

  • Aroldo Alcantara de Paula Souza Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p29

Palavras-chave:

Clássicos, Manual didático, História da educação, Filosofia.

Resumo

A leitura de textos clássicos no curso de pedagogia da UNAES foi o tema de uma pesquisa monográfica em 2007. Foi empreendida uma investigação sobre a instituição, o curso e sua biblioteca. Através da análise das ementas, grades e registro do acervo ficou constatado que a desvalorização do texto clássico não é um fenômeno restrito à sala de aula e que, duas disciplinas constituem-se como exceções em meio à regra geral: utilização de manuais didáticos, trechos de dissertações e fotocópias de capítulos de livros contemporâneos. Discurso, prática e linha de pensamento dos professores das disciplinas pesquisadas foram analisados com o objetivo de demonstrar que a vertente marxista "ciência da história" pressupõe uma didática baseada na cientificidade histórica comum aos textos clássicos.

 

 

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Biografia do Autor

Aroldo Alcantara de Paula Souza, Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS

Prefeitura Municipal de Campo Grande-MS/Escola Municipal de Tempo Integral “Ana Lucia de Oliveira Batista”

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Souza, A. A. de P. (2008). Os textos clássicos e o movimento da história. História & Ensino, 14, 29–52. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2008v14n0p29

Edição

Seção

Artigos