Pontes, jabuticabeiras, princípios pedagógicos e o ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p183

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Ensino de história, Interdisciplinaridade.

Resumo

Este texto, a partir de uma análise comparativa com outro artigo publicado no primeiro volume desta Revista em 1995, apresenta reflexões sobre princípios pedagógicos importantes para o ensino de História. Abordam-se princípios mais amplos como: a importância de se direcionar o olhar para outros lugares, outras lógicas, outras possibilidades, a idéia da necessidade de construir possibilidades, alternativas para se locomover de um lugar ao outro no campo do conhecimento e, a compreensão de que a educação é um processo lento. Abordam-se também alguns princípios fundamentais no processo de ensino e aprendizagem da História no contexto escolar como: a importância da interdisciplinaridade, da valorização do conhecimento prévio e da postura investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História. Professora da Universidade estadual de Londrina

Referências

ANDER-EGG, E. Interdisciplinaridad em eclucación. Buenos Aires: Editora Magistério, 1994.

ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1988.

BRANSFORD, J. D.; BROWN, A. L.; COCKING,.R. R. Como as pessoas aprendem: Cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora do SENAC. 2007.

CABRINI, C. et al. O ensino cle História: revisão urente. São Palllo: Brasiliense, 1917.

CAINELLI, M. R. Apresentação da Revista História e Ensino. História & Ensino, Londrina, v. 1, p. 5, 1995.

FAZENDA, I. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

GALLO, S. Transversalidade e educação: pensando uma educação não disciplinar. In: ALVES, N. R. L. O sentido da escola. Rio de Janeiro: D&a, 2000.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e a patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

LE GOFt; J. AHistória Nova. São Paulo: Martins Fontes. 1990.

NIDELCOH; M. T. Aescola e a compreensão da realidade. São Paulo: Brasiliense, 1980.

NOSELLA, M. L. C. D. As belas mentiras: a ideologia subjacente aos textos didáticos. São Paulo: Ed. Moraes, 2002.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira. Ainterdisciplinaridade e o ensino de História. História & Ensino, Londrina, v. 1, p. 107-116, 1995.

PIAGET, J. Para onde vai a Educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1973.

PINSKY, J. (Org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo: Contexto. 1988.

ZAMBONI, E. (org.). Caderno Cedes: Aprática do ensino de História. São Paulo: Contexto. 1984.

Downloads

Publicado

2009-04-02

Como Citar

Oliveira, S. R. F. de. (2009). Pontes, jabuticabeiras, princípios pedagógicos e o ensino de história. História & Ensino, 15, 183–196. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p183

Edição

Seção

Artigos