Empatia histórica em sala de aula: relato e análise de uma prática complementar de se ensinar/aprender a história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p257Palavras-chave:
Ensino de História, Empatia Histórica, Relato de Prática PedagógicaResumo
Esse artigo é o fruto de observações feitas nas aulas de História ministradas aos alunos do 8º e 9º ano no Centro Pedagógico – Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e em outras escolas de Belo Horizonte, entre os anos de 2008 e 2009. A nossa proposta inicial era motivar os alunos em classe de maneira que eles sentissem maior interesse pela História, utilizando de estratégias didáticas diferentes daquelas comuns às aulas de História. A estratégia adotada foi o uso da Empatia Histórica, isto é, o exercício de colocar-se no lugar do outro vivente em um tempo diferente do seu. O artigo explicita como essa estratégia foi utilizada e como os alunos responderam a ela.Downloads
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Referências
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Publicado
2011-09-09
Como Citar
Andrade, B. G., Rodrigues Junior, G., Araújo, A. N., & Pereira, J. S. (2011). Empatia histórica em sala de aula: relato e análise de uma prática complementar de se ensinar/aprender a história. História & Ensino, 17(2), 257–282. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n2p257
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Artigos
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