Chamada de trabalhos para dossiê temático - 2024/2

17-04-2024

Comunicamos que a Revista Entretextos (Qualis 2017-2020- A4) está com chamada aberta para a submissão de artigos, entrevistas, resenhas e traduções para o dossiê temático: Repensando a Educação Linguística Crítica e a(s) Decolonialidade(s): Políticas educacionais, educação crítica e praxiologias  

 

Submissão: até 10 de outubro de 2024.

Previsão para publicação: 30 de dezembro de 2024.

 

Comissão organizadora: 

Kleber Aparecido da Silva - Universidade de Brasília

Joaquim Dolz - Universidade de Genebra

Paula Cobucci - Universidade de Brasília

Leketi Makalela - Universidade de Witwatersrand

 

O objetivo central deste dossiê é apresentar estudos e reflexões críticas e/ou decoloniais em relação à Base Nacional Comum Curricular - BNCC, partindo especialmente da(s) visão(visões) da Linguística Aplicada Crítica e Educação Crítica, a partir deste trinômio: políticas educacionais, educação crítica e praxiologias decoloniais.

Para tanto, este dossiê será organizado em torno dos seguintes eixos:

i) Etnografias das Políticas Linguísticas e Políticas Educacionais no  Brasil: discussões críticas das especificidades das políticas linguísticas e das políticas educacionais no Brasil que refletem uma “matriz (neo)colonial de poder” (SANTOS, 2014), e alicerçadas nas teorias do Norte/da Metrópole/Eurocêntricas, nos sistemas de  conhecimentos e epistemologias;

ii) Política e Planejamento Linguístico (PPL): análises  críticas das iniciativas das PPL que refletem opressão econômica e dependências neoliberais  (e.g. native-spkearism, ideologias da língua padrão, monolinguismo, economia política de  publicações globais via periódicos ingleses e rankings internacionais);

iii) Bases da PPL (i.e.  ideologias de língua e letramento/ ASL, e currículo) que contribuem para desigualdades e  hierarquias que têm por base raça, gênero, sexualidade (e.g. rácio-linguística);

iv)  Promulgação de Políticas Linguísticas (e.g. RAMANATHAN; MORGAN, 2007): a agência de  professores locais em mediar ou resistir as políticas. Esperamos que as submissões para este  dossiê temático estendam e avancem a nossa compreensão da BNCC em apoio a uma  educação linguística crítica efetiva.