Psicologia escolar e gênero: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-6407.2023.v14.47523Palavras-chave:
psicologia escolar, gênero, sexualidadeResumo
O debate sobre gênero sofreu ataques expressivos por movimentos político-religiosos ultraconservadores nos últimos anos. A Psicologia, embora tenha contribuído historicamente com perspectivas e práticas normatizantes e disciplinares, é convocada a posicionar-se diante de tais questões. Esta investigação exploratório-descritiva realizou uma revisão sistemática, com base nos critérios do PRISMA, acerca da produção científica em psicologia escolar e gênero nos últimos 10 anos. Utilizou-se como fonte de dados as bases Scopus, PubMed, Scielo e Web of Science. As publicações foram selecionadas em inglês, português e/ou espanhol, indexadas entre janeiro/2012 e dezembro/2022. Encontrou-se 40 artigos e, somente, 08 atenderam aos critérios de elegibilidade. O estudo revelou que, embora gênero na Psicologia Escolar venha sendo pensado em uma perspectiva crítica e decolonial, existem lacunas no número de produções, modalidades de pesquisas e abordagem de diferentes níveis educacionais. Espera-se que esses dados possam evidenciar a necessidade de que os discursos se materializem em produções científicas.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2020). Nota técnica sobre atribuições da(o) psicóloga(o) escolar e educacional. ABRAPEE. https://abrapee.files.wordpress.com/2020/12/abrapee_nota-tecnica_2020.pdf
Amaral, C., Ribeiro, P. R. C. & Barros, S. C. (2022). Por uma psicologia que (re)conheça a todos/as: discussões curriculares sobre a formação de psicólogos/as em sua relação às discussões sobre gêneros e sexualidades. Psicologia Revista, 31(2), 332-357. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2022v31i2p332-357
Chen, C. Y.-C., Panebianco, A., & Verkuilen, J. (2023). Exploration of the experiences of sexual and gender minority students in school psychology programs. Psychology of Sexual Orientation and Gender Diversity, 10(1), 44–55. https://doi.org/10.1037/sgd0000485
Conselho Federal de Psicologia (2019). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na educação básica. 2. ed. Brasília: Conselho Federal de Psicologia. Recuperado de https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/08/EducacaoBASICA_web.pdf
Costa, A. O., Barroso. A., Sarti, C. (2019). Pesquisa sobre mulher no Brasil: do limbo ao gueto? In H. B. Hollanda (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto (pp. 106-132). Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.
Dimenstein, M., Silva, G. N., Dantas, C., Macedo, J. P., Leite, J. F. & Alves Filho, A. (2020). Gênero na perspectiva decolonial: revisão integrativa no cenário latino-americano. Revista de Estudos Feministas, 28(3), 01-14. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2020v28n61905
Espelage, D. L. (2016). Sexual orientation and gender identity in schools: A call for more research in school psychology-No more excuses. Journal of School Psychology, 54, 5–8. https://doi.org/10.1016/j.jsp.2015.11.002
Freire, P. (2022). Pedagogia do oprimido. 82. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Garbarino, M. I. (2021). O tabu da educação sexual: gênese e perpetuação dos preconceitos na infância. Cadernos Pagu, (63), 1-16. https://doi.org/10.1590/18094449202100630016
Gesser, M., Oltramari, L. C., Cord, D., & Nuernberg, A. H. (2012). Psicologia escolar e formação continuada de professores em gênero e sexualidade. Psicologia Escolar e Educacional, 16(2), 229-236. https://doi.org/10.1590/S1413-85572012000200005
Hooks, B. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes.
Jearey-Graham, N., & Macleod, C. I. (2017). Gender, dialogue and discursive psychology: A pilot sexuality intervention with South African high-school learners. Sex Education, 17(5), 555–570. https://doi.org/10.1080/14681811.2017.1320983
Lima, A. M. (2019). Gênero, diversidade sexual e psicologia: reflexões sobre a formação dos(as) psicólogas(os). In D. Ferrão, L. H. Carvalho, & T. Coacci (Orgs.). Psicologia, gênero e diversidade sexual: saberes em diálogo (pp. 17-34). Belo Horizonte, MG: Conselho Regional de Psicologia-04. Recuperado de https://drive.google.com/file/d/1HB5RjU4v1yW4djf_wZaTUakgUPZ2OUxd/view
Louro, G. L., Neckel, J. F., & Goellner, S. V. (Orgs.) (2013). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Rio de Janeiro: Vozes.
Maldonado-Torres N. (2018). Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In J. Bernandino-Costa, N. Maldonado-Torres, & R. Grosfoguel (Orgs), Decolonialidade e pensamento diaspórico (pp. 27-53). Belo Horizonte: Autêntica.
Mattos, S. M., Cestari, V. R. F., & Moreira, T. M. M. (2023). Scoping protocol review: PRISMA-ScR guide refinement. Revista de Enfermagem da UFPI, 12(1). https://doi.org/10.26694/reufpi.v12i1.3062
Moreira, M. I, C. (2019). Gênero e diversidade sexual na escola: como a Psicologia pode contribuir? In: D. Ferrão, L. H. Carvalho, & T. Coacci (Orgs), Psicologia, gênero e diversidade sexual: saberes em diálogo (pp. 60-75). Belo Horizonte: CRP-04.
Nicola, J., & Catriona, I. M. (2017) Gênero, diálogo e psicologia discursiva: uma intervenção piloto de sexualidade com alunos do ensino médio sul-africanos. Educação Sexual, 17(5), 555-570. https://doi.org/10.1080/14681811.2017.1320983
Patto, M. H. Z. (2022). A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. 5. ed. São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
Ramírez, S. V. (2019). Estrategias para la motivación de los estudiantes de segundo semestre en la unidad de aprendizaje de estudios de cultura y género de la Escuela Superior de Psicología de la Universidad Autónoma de Guerrero (UAGro). Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 3(5), 1-24. Recuperado de https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/1838/1907
Santos, S. D. M., Paranahyba, J. C. B. (2018). Sexualidade e gênero(s): Debates e desafios no estágio de licenciatura em psicologia. Psicologia Escolar e Educacional, 22(1), 83-91. https://doi.org/10.1590/2175-35392018011946
Tondin, C. F., Andrade, A. C., & Lemos, F. C. S. (2022). Corpo regulado: competências socioemocionais e sexualidades (in)visíveis na Base Nacional Comum Curricular. SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.4703
Vergueiro, V. (2014). Colonialidade e cis-normatividade (Entrevista concedida a Boris Ramírez Guzmán). Iberoamérica Social, i, 15–21. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6624989.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Isabele Linhares Santos, Aline Alves de Moraes, Fauston Negreiros , Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos interdisciplinares em Psicologia adota a licença CC-BY, esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0)