Test de Bender (B-SPG) y DFH-escala Sisto: Validez por grupos de contrastes

Autores/as

  • Daniel Bartholomeu UNISAL
  • Juliana Francisca Cecato Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • José Maria Montiel Anhanguera Educacional
  • Afonso Antonio Machado UNESP - Rio Claro
  • Fermino Fernandes Sisto Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p241

Palabras clave:

evaluación psicológica, Bender, dibujo de figura humana, psicodiagnóstico, desarrollo humano

Resumen

Este estudio investigó la evidencia de validez por grupos contrastantes para la prueba de Bender (B-SPG) y DFH Escala-Sisto. Los instrumentos fueron administrados a 244 estudiantes, 50,4% hombres, con edades entre siete y 10 años, promedio de ocho años (DE=1,08) asistiendo desde el primero a cuarto grado en una escuela pública en el estado de São Paulo. Las pruebas fueron aplicadas colectivamente, y en el caso de las figuras del test de Bender fueron proyectadas en una pizarra de manera que pudiera ser copiada por los niños. No hubo diferencias entre los grupos en cuanto a los extremos del puntaje de la prueba DFH obtenido en todos los casos estudiados. Llegamos a la conclusión de que el test de Bender ofrece una estimación de las capacidades intelectuales de los niños y diferencia los con puntajes más altos y bajos en el DFH.

Biografía del autor/a

Daniel Bartholomeu, UNISAL

Daniel Bartholomeu é psicólogo, mestre e doutor em avaliação psicológica pela Universidade São Francisco. É colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). Atua como docente na Faculdade Anhanguera de Jundiaí e no Centro Universitário Salesiano de Americana onde coordena o Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LAPENC).

Juliana Francisca Cecato, Faculdade de Medicina de Jundiaí

Juliana F. Cecato – Bióloga, discente do curso de Psicologia – Anhanguera Educacional, mestranda do Programa de Pós Graduação - Faculdade de Medicina de Jundiaí.

José Maria Montiel, Anhanguera Educacional

José Maria Montiel - Psicólogo, especialista em Diagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde Mental – Universidade São Francisco. Programa de Pós-Graduação e membro do Núcleo de Pesquisa do Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional (IPADE) - Anhanguera Educacional. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LAPENC) UNISAL.

Afonso Antonio Machado, UNESP - Rio Claro

Afonso Antonio Machado - formado pela PUC em Educação Física, tendo realizado seu doutorado e mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas. É livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia do Esporte (NEPESPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Neto (UNESP – Rio Claro), onde ministra aulas na graduação e pós-graduação.

Fermino Fernandes Sisto, Universidade São Francisco

Fermino Fernandes Sisto é doutor pela Universidad Complutense de Madrid, Livre docente pela Unicamp e docente do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu da Universidade São Francisco. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional.

Publicado

2013-02-12

Cómo citar

Bartholomeu, D., Cecato, J. F., Montiel, J. M., Machado, A. A., & Sisto, F. F. (2013). Test de Bender (B-SPG) y DFH-escala Sisto: Validez por grupos de contrastes. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 3(2), 241–257. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2012v3n2p241

Número

Sección

Artículos Originales