Altas habilidades e o desafio do atendimento

Autores

  • Célia Maria Ferreira Barreto Universidade Salgado de Oliveira
  • Marsyl Bulkool Mettrau Universidade Salgado Oliveira https://orcid.org/0000-0002-5055-8198

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p66

Palavras-chave:

altas habilidades, representações sociais, atendimento

Resumo

O Estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações sociais dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. Uma formada de 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio e a uma outra composta por quatro Setores do colégio, responsáveis pela registro histórico dos alunos. Aplicou a análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sociais sobre altas habilidades e que não há alunos com altas habilidades matriculados na instituição, segundo os Setores pesquisados. A pesquisa sugere urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade nessa investigação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Célia Maria Ferreira Barreto, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Professora do Colégio Pedro II. Unidade São Cristóvão I. Rio de Janeiro.

Marsyl Bulkool Mettrau, Universidade Salgado Oliveira

Doutora em Educação e Psicologia da Educação pela Universidade Minho. Braga, Portugal. Professora titular da Universidade Salgado Oliveira. Niterói.

Referências

Fazenda, I. C. A. (1995). Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Edições

Loyola. Landau, E. (2002). A Coragem de ser superdotado. Trad. De Sandra Miessa. Altas habilidades em foco. São Paulo:Arte & Ciência Editora.

Mettrau, M. B. (2000). Inteligência Patrimônio Social. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda.

Mettrau, M.B. (2007). Educação Moral, Inteligência e Altas Habilidades in Rumos e Resíduos da MORAL Contemporânea. Niterói: Muiraquitã.

Ministério da Educação e Cultura (1996). Lei Nº. 9.394 Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Editora do Brasil. Ministério da Educação e Cultura.

Moscovici, S. (2003). Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Ed. Vozes.

Renzulli, J. S. (1994). El Concepto de los três anillos de la superdotacion: um modelo de desarrollo para una productividad creativa. In Y. Benito (Org.), Intervención e Investigación Psicoeducativas en Alumnos Superdotados (pp. 41-71). Salamanca: Amarú Ediciones.

Renzulli, J. S. (2004). O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Educação - Porto Alegre – RS, 52(1), 75 – 131.

Richardson, R. J., & Col. (2008). Pesquisa Social Métodos e Técnicas (3ª ed.). São Paulo: Editora Atlas S. A.

Secretaria de Educação Especial. (2006). Documento Orientador Execução da Ação dos Núcleos de Atividades de Altas Habilidades / Superdotação. Brasília.

Spink, M. J. (1993). O conhecimento no cotidiano e as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Editora Brasiliense.

Winner, E. (1998). Crianças Superdotadas mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas.

Downloads

Publicado

2011-05-09

Como Citar

Barreto, C. M. F., & Mettrau, M. B. (2011). Altas habilidades e o desafio do atendimento. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(1), 66–79. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p66

Edição

Seção

Artigos Originais