Altas habilidades e o desafio do atendimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p66

Palavras-chave:

altas habilidades, representações sociais, atendimento

Resumo

O Estudo foi realizado em uma escola federal de ensino, localizada no Rio de Janeiro. Estabeleceu como objetivos gerais investigar as representações sociais dos professores sobre as altas habilidades e a existência da indicação de alunos com esse perfil para atendimento. Utilizou duas amostras diferenciadas. Uma formada de 36 professores que atuavam do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio e a uma outra composta por quatro Setores do colégio, responsáveis pela registro histórico dos alunos. Aplicou a análise de conteúdo no tratamento dos dados obtidos. Os resultados mostraram que os professores respondentes têm representações sociais sobre altas habilidades e que não há alunos com altas habilidades matriculados na instituição, segundo os Setores pesquisados. A pesquisa sugere urgência no implemento de ações inclusivas para as altas habilidades nessa escola, assim como a continuidade nessa investigação.

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Biografia do Autor

Célia Maria Ferreira Barreto, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO. Professora do Colégio Pedro II. Unidade São Cristóvão I. Rio de Janeiro.

Marsyl Bulkool Mettrau, Universidade Salgado Oliveira

Doutora em Educação e Psicologia da Educação pela Universidade Minho. Braga, Portugal. Professora titular da Universidade Salgado Oliveira. Niterói.

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Publicado

2011-05-09

Como Citar

Barreto, C. M. F., & Mettrau, M. B. (2011). Altas habilidades e o desafio do atendimento. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, 1(1), 66–79. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2010v1n1p66

Edição

Seção

Artigos Originais